14.692 eleitores são-tomenses na diáspora escolhem hoje novo PR

0
231
FOTO: Getty Images ©

Manuel Matola

Pelo menos 14.692 eleitores são-tomenses residentes na diáspora, metade das quais em Portugal, participam hoje nas eleições presidencias para a escolha de um entre 19 candidatos.

Em Portugal, país com a maior comunidade recenseada, os 7.378 eleitores inscritos nos cadernos eleitorais estão a votar 15 mesas espalhadas pelo território português. Na diáspora, onde estão registados um total de 14.692 eleitores, são 42 mesas.

Em Portugal, o processo de votação iniciou às 08:00 e encerram às 18:00, mas a maior preocupação neste ato é que se cumpram as regras sanitárias nos locais de voto, pois no decurso da campanha, a Comissão Eleitoral Nacional são-tomense proibiu a realização de comícios e impôs a obrigatoriedade de distanciamento social e uso de máscaras nas ‘passeatas’ (caminhadas a pé dos candidatos, seguidos por apoiantes), para evitar a propagação da covid-19.

Em São Tomé e Príncipe, um total de 123.301 eleitores são chamados hoje às urnas, pelo que naquele Arquipélago estão disponíveis 304 mesas, das quais 262 na ilha de São Tomé e na Região Autónoma do Príncipe.

A participação nestas presidenciais visa a escolha do sucessor do atual chefe de Estado são-tomense Evaristo de Carvalho, de 79 anos, que não se candidatou a um segundo mandato, alegando pretender dar espaço aos mais jovens. (MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here