A Gastronomia e dieta saudável podem ser amigas!

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Dra. Michele Miranda de Almeida
Consultora Nutricional
Até mesmo quando se fala em momentos de confinamento é preciso aprender a trabalhar o modo como nos relacionamos com quem está ao nosso redor, passando pelos hábitos alimentares. Evidentemente que esta situação contribui para algumas alterações no nosso comportamento alimentar, porém, é fundamental ter uma alimentação saudável e equilibrada para o nosso estado de saúde.

“De acordo com um estudo da Direcção-Geral da Saúde (DGS), realizado em parceria com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, denominado por Inquérito nacional sobre hábitos alimentares e atividade física, cerca de 45% dos inquiridos indica ter mudado hábitos alimentares, com quase 42% a admitirem ter sido para pior, assim como mais da metade indica ter diminuído a atividade física durante o período de confinamento.”
 
No instante que se fala em dieta, logo sobrevém aquela imagem de folhas e mais folhas de vegetais em um prato ou uma batata-doce acompanhada de frango grelhado. Todavia, saiba que dá para aliar a “boa gastronomia à alimentação balanceada”.

A dieta não precisa ser sinónimo de “sofrimento”, é necessário desenvolver um trabalho para que os pratos sejam gostosos, atendam às necessidades nutricionais e sociais do indivíduo. Por essa razão, na Gastronomia são tratadas as restrições e como supri-las, a elaborar os alimentos de uma dieta de forma a serem desejados até mesmo por quem não possuem restrições alimentares.

“É vital que o cardápio saudável seja feito com comida gostosa para que seja possível mantê-lo. Caso contrário, ele terá curta duração”

Começar o dia com um bom pequeno-almoço é necessário, ajuda a iniciar o seu dia bem disposto, com força e alegria, além disso, tem muitos outros benefícios importantes: fornece nutrientes essenciais, melhora a disposição, evita os petiscos durante a manhã.

Para um pequeno-almoço saudável e completo recomenda-se que contenha “3 Alimentos Básicos” dos seguintes grupos:

Produtos lácteos – como leite, iogurte e queijo.
Cereais –  podem ser cereais de pequeno-almoço, tostas ou pão para uma torrada pequena, todos eles preferencialmente integrais.
Frutas –  frescas ou sumo natural.

Ideias para  pequenos-almoços rápidos e saudáveis:

1.2 Tostas de pão integral com doce de fruta sem açúcar e iogurte.
2.Mistura de vários frutos vermelhos com iogurte e muesli com frutos secos e cereais.
3.Bolachas de arroz ou de milho, queijo fresco com 0% de matéria gorda e sumo de laranja natural.
4.Banana, tostas de pão de centeio integral com queijo e sumo de frutas.
5.Chá verde, salada de frutas e iogurte magro com cereais integrais de pequeno-almoço.
6.Morango, café com leite magro, sanduíche de pão integral com atum em azeite.
7.Maçã, sanduíche de pão integral com queijo fresco.

Pode também acrescentar ao seu pequeno-almoço um alimento proteico, como por exemplo: ovo, frango, tofu ou, porque não, peixe gordo. É importante que esteja equilibrado e é recomendável que contenha os três grupos de alimentos básicos de que falámos anteriormente.

Reforço que, para se ter uma alimentação organizada e atingir seus objetivos, é necessário um acompanhamento profissional.  

Receita de Muesli caseiro

Ingredientes:
1 e 1/2 cup 130grs de flocos de aveia
1/2 cup 50grs de flocos de arroz
1/3 cup 40grs de sementes de girassol
1/3 cup 40grs de sementes de abóbora
1/2 cup 90grs de alperces secos
1/3 cup 60grs de nozes
2 c. Sopa de coco desidratado

Preparo:
1.Num recipiente de vidro juntar os flocos de aveia, de arroz, as sementes de girassol e de abóbora.
2.Cortar as nozes grosseiramente e os alperces e juntar à base do muesli.
3.Juntar o coco desidratado
4.Misturar e transferir para um frasco de vidro com fecho hermético.

Serve: 1 frasco (cerca de 400grs)
Categoria de receita: Lanche, Pequeno-almoço, Snack
Tipo de cozinha: vegan


Data da última revisão: 12 de Agosto de 2020
Fontes consultadas:

Website oficial da Direção-Geral da Saúde (DGS)
https://www.paramim.com.pt/bem-estar/alimentacao-saudavel

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