A moda do teletrabalho

0
110

Sona Fati
(Consultora de Imagem e Formadora)
A moda do teletrabalho virou tendência por motivos pouco felizes e precisa da sua atenção.
A luta continua. Parece um slogan político, mas não é de todo. É um grito de resiliência para si, para mim, para nós todos. Desde março de 2020 andamos a travar a luta contra esta maldita pandemia. Desde março que todos de uma forma ou de outra tivemos de nos reinventar. De um momento para o outro adquirimos novos hábitos para estar, ser, trabalhar, conviver. E continuamos na luta, uns mais exaustos que outros, mas quero crer que todos continuamos a lutar para o bem comum.

Escrevo este artigo a um domingo, o primeiro de novembro; mais um fim de semana de restrições na circulação entre concelhos em Portugal. Enquanto decorre esta restrição são anunciadas mais medidas restritivas que irão entrar em vigor a partir do dia 04 de novembro. Apesar de não voltar a fechar a atividade comercial naturalmente haverá impacto em todas as áreas de negócio. Na incansável busca do equilíbrio entre economia e saúde o teletrabalho virou tendência na realidade de muitas empresas e pessoas.

É sobre teletrabalho que falo neste artigo.

O teletrabalho parece simples, mas há que ter em atenção alguns cuidados se for trabalhador por conta de outro. É que para muitos trabalhadores em Portugal de certeza que esta é uma realidade nova. Lembro que em Portugal o teletrabalho nunca foi visto com bons olhos e de repente muitos se vêm forçados a ter de aderir sem possibilidade de recusa. Se tiver de trabalhar a partir de casa deixo-lhe algumas sugestões que deve ter em conta para não ver a sua imagem profissional comprometida.

Informe-se dos seus deveres e direitos sobre esta modalidade de trabalho. Mesmo em tempos excecionais é preferível prevenir eventuais divergências que poderão existir depois com a sua empresa. Veja aqui no site da Deco regras e direitos para o teletrabalho.

Equipamentos para trabalhar. Esclareça este ponto com a sua empresa, diga o que tem em casa verifique se está em conformidade com as tarefas que irá fazer em casa. Ou se a empresa vai disponibilizar equipamento próprio e em que condições.

Apoio. Em caso de anomalias no equipamento, ou dúvidas haverá alguém à distância para apoiar? Isto é um ponto fundamental, para não ver a sua produtividade comprometida. 

Mesmo a trabalhar de casa, está em trabalho. Procure manter a sua rotina. Cuide da sua imagem, vista-se de forma adequada e cumpra o horário como se estivesse na empresa. Isso vai ajudar a gerir o resto da sua vida com alguma tranquilidade.

Tenha um lugar fixo em casa onde trabalhe e deixe tudo do trabalho. Vai ser bom para a sua organização, produtividade e concentração. 

Trabalhe com dedicação e acredite que tudo vai dar certo. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here