(Consultora de Imagem)
Não sei se chegaram a prestar atenção aos equipamentos de todas as equipas, mas todos eles foram feitos especialmente para a ocasião e com o detalhes importantes que representassem cada uma das nações. Todos esses equipamentos têm história, aliás como todas as peças de design que são criadas, mas sobre isso podemos falar melhor num próximo artigo.
A moda no futebol também sai fora dos campos, são os adeptos que escolhem a rigor a sua indumentária para apoiar a sua seleção, sãos as diversas marcas que criam coleções rápidas inspiradas na Copa do Mundo e os treinadores que também não ficam por fora.
A moda revela o comportamento de uma sociedade e neste momento quase o mundo inteiro está de olhos voltados para o mundial. O comportamento geral da população gira em torno do futebol em tudo o que consome, não só na roupa mas tudo o que está relacionado: as bandeiras, as cachecóis até mesmo e consumo mais excessivo da cerveja nos espaços para visualizar os jogos. E a pessoa, mesmo que não esteja no estádio, vai-se equipar para assistir.
Mas não é só nestes acontecimentos que vemos a moda presente no futebol, temos o exemplo dos treinadores que frequentemente são referenciados pela forma como se vestem e até são vistos como inspirações. Nestes mundial foram destacados alguns e nessa lista podemos encontrar Didier Deschamps – França; Murat Yakin – Suíça; Gareth Southgate – Inglaterra; Diego Alonso – Uruguai; Rigobert Song – Camarões; Roberto Martinez – Bélgica; Aliou Cisse – Senegal; Hansi Flick – Alemanha; Hajime Moriyasu – Japão; Hervé Renard – Arábia Saudita.
Por a moda ser algo tão intrínseco há pequenos detalhes, outros nem tão pequenos assim, que acabamos por ignorar, como foram alguns comportamentos que mencionei mais acima em relação aos adeptos. Mas quando damos um pouco mais de importância à moda (à nossa imagem), conseguimos nos destacar como é o caso dos treinadores referidos.
Isso não acontece apenas no futebol, na política, com figuras públicas ou celebridades, a moda faz parte da vida do ser humano mais simples e está presente em tudo e só se permite destacar quem tiver a possibilidade ou ousadia de usar a moda a seu favor. (X)