A Moda e as novas formas de etiqueta

0
190

Sona Fati
(Consultora de Imagem, Escritora e Formadora)
Começamos o ano com os mesmos sentimentos com que terminamos: esperança por um lado e angústia por outro motivados pela pandemia que assola todo o mundo. Já escrevi aqui a relação do comportamento na Moda. Como ela se desenrola nos mesmos moldes que a moda propriamente dita a nível de roupas e acessórios. Os tempos têm vindo a mudar por motivos da pandemia e todos nós, de uma forma ou de outra, temos vindo a ajustar e adaptar o nosso comportamento à nova realidade que se impõe.

A Moda, por seu lado, tem acompanhado as alterações tentando procurar criar soluções que respondam às necessidades dos consumidores de forma leve, descontraída tendo o conforto como elemento principal. Contudo, existem questões que embora relacionadas com a Moda devem partir de nós como sociedade, através das nossas ações, seja no cumprimento das regras impostas ou na relação interpessoal uns com os outros tanto a nível familiar, profissional e social.

Todos estamos ávidos por regressar aos nossos hábitos de convívio anteriores à pandemia. Uns mais confiantes do que outros no regresso rápido a esses convívios, mas a verdade é que para já somos obrigados a cumprir o que as autoridades nos recomendam. No exercício desse cumprimento surgem novas formas de etiqueta que importa ter presente na relação com os nossos.

Aponto quatro:

1 – Evitar fazer convites para convívios em sua casa. Neste momento de pandemia é natural, sensato e legitimo que as pessoas recusem por questões de segurança para si e para elas.

2 – Usar máscara continua a ser obrigatório. Para evitar esquecimentos as senhoras devem ter máscaras junto da roupa que vão vestir, de reserva na mala, no carro, no trabalho. Atitude igualmente válida para os homens. Nos tempos que correm é completamente fora de moda e total falta de senso discutir quando for proibida/o de aceder algum espaço por falta de uso de máscara.

3 – Espirrar, um hábito tão natural, principalmente nos tempos frios, é algo que atualmente deve ser feito com máximo cuidado e decoro. Existem sugestões das autoridades de saúde sobre a forma mais segura e correta de o fazer em publico.

4 – No restaurante o lugar da máscara não é em cima da mesa. Existem no mercado diversos modelos, cores de porta máscaras que podem ser alternativas para colocar a sua máscara.

Consciente que os tempos não estão nada fáceis desde março do ano passado, o que seria se cada um não fizer a sua parte?  Precisamos continuar a cumprir as regras de segurança com a esperança que tudo vai ficar bem. (X)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here