A Moda (não) espera

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Sona Fati
(Consultora de Imagem, Escritora e Formadora)
Entramos em mais um período de confinamento. Foi dada ordem para fechar lojas por motivos da pandemia que está difícil de travar. Quando avistamos luz no fundo do túnel parece que tudo regressa ao ponto inicial ou pior, deixando numa espécie de pausa muitas vidas, pessoas, empresas e postos de emprego.

Na primeira fase desta pandemia todos percebemos a importância do online como alternativa para manter atividade económica em funcionamento. Nesta senda também a Moda reforçou a sua presença no digital nos diversos segmentos desde o retalho ao luxo. Terá sido suficiente para minimizar perdas? Não me parece, contudo ninguém está disposto a deitar a toalha ao chão em matéria de salvar o seu negócio, os postos de trabalho, as empresas criadoras de moda.

Este segundo confinamento chegou em pleno período de saldos, época de oportunidade para lojistas e criadores conseguirem aumentar as vendas. E mais uma vez a réstia de esperança foi interrompida pelo confinamento, necessário sem dúvidas. Porém é uma luta constante e desleal, quase que entre saúde e economia, viver ou ter emprego. Neste mar de dificuldades o digital continua a ser a bóia de salvação para muitos setores de atividade, nomeadamente da Moda. Porque importa, dentro das medidas de segurança, manter a economia, os empregos.

Escrevo este artigo em forma de ode a todos nós pela resiliência, naturalmente uns mais do que outros, mas, a todos nós em especial às marcas que estão a fazer acontecer no digital o que lhes foi impedido de fazer em loja física devido à pandemia. Numa visita pelos sites das principais lojas de roupa e acessórios, verifico que a maioria mantem os saldos e promoções que decorriam em loja quando chegou ordem para esperar porque há uma pandemia que tem de ser controlada.

Mas a Moda não espera e desfila no digital com as melhores oportunidades de compra para os consumidores que poderem e quiserem adquirir produtos e serviços de Moda. Oxalá que exista também para os colaboradores do setor da Moda oportunidades igualmente boas. (X)
 

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