Afroseminarium: a plataforma para qualificação multidimensional da mulher

0
336
FOTO: Afroseminarium ©

Manuel Matola

Uma plataforma inovadora denominada Afroseminarium vai arrancar este sábado com a primeira ação formativa multidimensional para qualificação, sobretudo, da mulher afrodescendente com vista a “colmatar todas as carências impeditivas” da sua inserção no mercado de trabalho português.

A ideia é dotá-la de autonomia financeira, liberdade e ajudar no processo de crescimento pessoal.

O projeto de empreendedorismo e formação de cariz social é uma iniciativa de alguns formadores altamente qualificados que fazem parte de uma nova elite africana residente em Portugal e atuam nas áreas de Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Empresas, Direito, Desenvolvimento e Cooperação Internacional, Política Social, Ensino de Matemática, Psicologia, História, Sociologia, Política Social, Comunicação e Marketing.

“O nosso principal diferencial está na equipa formativa altamente qualificada de formadores africanos”, indica a direção da Afroseminarium em nota enviada ao jornal É@GORA.

Luís Sinate, fundador e CEO do projeto
Além dos cofundadores Luís Sinate e Sona Fernandes, juntam-se à equipa a jornalista Conceição Queiroz, a consultora de imagem e formadora Sona Fati, a psicóloga Fátima Carvalho, o gestor de marketing Fábio Pina, bem como os mentores Ana Pina, Yulanda Fumane, Rina Miyakawa, José Octávio Serra Van-Dúnem, Maria Fernanda de Freitas Silva, Milton Martins, Mónica Chantre, Gilberto Júnior e Anyse Sofia.

Segundo referem os mentores do projeto, o Afroseminarium “tem a ambição de ser a maior plataforma aberta de conhecimento para empoderar e potenciar a vocação de todas as mulheres” pelo que pretende contribuir “social e profissionalmente” para o seu “crescimento através de seminários, palestras, workshops, mentorias, masterclasses, coaching, formação presencial e online para toda a geografia lusófona”.

Com a missão de “inspirar, empoderar, transformar e potenciar a vocação, atitude, comportamentos e competências a todas as Mulheres com a ambição de transformar o mundo onde estão inseridas”, o projeto “surge da necessidade de criar um espaço privilegiado de aprendizagem formativa multidimensional cujo princípio está no empoderamento e afirmação da Mulher na vida ativa através da aquisição de competências transversais na sua formação e qualificação pessoal, com vista a otimizar os seus conhecimentos técnico-práticos e comportamentais”, e assim “maximizar os seus resultados”, lê-se na página oficial do Afroseminarium.

No comunicado divulgado, os promotores da iniciativa garantem que no âmbito da formação ter-se-á em conta “as dificuldades com que muitas vezes esta franja da sociedade se depara”, as dificuldades financeiras, daí que no ato de inscrição serão aplicados “preços especiais” nomeadamente para estudantes e aos potenciais formandos, até porque “as formações estão pensadas para colmatar todas as carências impeditivas da inserção no mercado de trabalho, da autonomia financeira, liberdade e crescimento pessoal”.

INÍCIO DO PROJETO
Segundo a direção do Afroseminarium, a cerimónia de apresentação pública do projeto decorreu no passado fim de semana na cerimónia de entrega do Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa/África e as primeiras formações estão já marcadas.

“O pontapé de partida será dado com o Seminário – “Criação do Próprio Negócio” por Fátima Carvalho (Licenciada em Psicologia Clínica, membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses e formadora) já no próximo sábado, dia 6 de novembro, às 9:30, no Instituto Português do Desporto e da Juventude”, e, no sábado seguinte, a jornalista da TVI Conceição Queiroz irá organizar o Seminário – Comunicação em Televisão: início às 10h00.

“As inscrições estão abertas e devem ser formalizadas pelo site oficial. Numa primeira fase de projeto, as ações formativas serão presenciais em Portugal, para numa segunda fase de crescimento chegar a todos os países da CPLP através de soluções híbridas de formações à distância e/ou formação locais”, indica a organização do evento. (MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here