Ainda há tempo para cumprir as resoluções de 2020!

0
99

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
Cá estamos, no final da semana 41ª de 2020. Estamos a aproximar-nos do final do ano à velocidade da luz. Olhamos para a nossa “bucket list”, lista dos desejos de 2020, e sentimos que fomos sabotados pelo nosso querido Covid-19. Alguns objetivos tornaram-se quase impossíveis de realizar, como por exemplo viajar para alguns países, e outros objetivos apenas perdemos a vontade de os cumprir ou deixaram de fazer sentido.

Como nem tudo é mau, tenho excelentes notícias: ainda há tempo! Ainda há tempo de cumprirmos alguns objetivos deste ano, apenas precisamos de força de vontade e restruturar. E, para aumentar as excelentes notícias este ano temos 53 semanas no ano! Não disse? Nem tudo é mau! Temos mais uma semaninha para acrescentar ao nosso calendário e chegarmos à nossa meta. É importante, essencial e obrigatório aproveitar cada minuto que nos resta de 2020.

Como? Ah, algumas dicas quentinhas a sair do forno, vêm já a seguir:

Dica 1 – Reanalisar os Objetivos
O tempo é curto e urge, assim sendo há que analisar os objetivos e colocar o foco naqueles que realisticamente podemos cumprir e que maioritariamente dependem apenas de nós e de ferramentas que tenhamos ao nosso alcance ou que possamos adquirir. Considerar também o apoio que precisamos e se o mesmo estará disponível dentro do prazo estipulado.

Dica 2 – Traçar um plano de Trás Para a Frente
Começar no objetivo alcançado e andar de trás para a frente. Ou seja, anotar todos os passos que seriam necessários para chegar ao objetivo pensando primeiro no objetivo alcançado. Por exemplo, se quero escrever um livro até ao final do ano, que passos preciso: livro terminado, correção ortográfica e gramatical, revisão do livro para ir para correção, escrever o último capítulo, escrever os capítulos, pesquisa, definir o título e a história por trás.

Dica 3 – Definir Datas
O plano está traçado, sabemos exatamente quais os passos que devemos fazer. O próximo passo é colocá-los na linha do tempo, estabelecer durações e prazos para concretizar cada etapa. Desta forma teremos uma noção de todas as tarefas que temos de incluir no nosso planeamento e garantir que as fazemos.

Ainda há tempo, sim, mas requere trabalho. Há que arregaçar as mangas e começar já hoje. Não há tempo a perder. Lembrem-se: o tempo passa e a vida passa com ele. Não podemos deixar a vida passar.

E, que tal começarmos já a pensar em 2021 e cumprirmos com as regras de distanciamento social, higiene e utilização de máscaras? Quem sabe, se formos mais cuidadosos o Covid-19 não sabota 2021? (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here