Angola é campeã mundial de futebol adaptado
A seleção nacional de Angola de futebol adaptado sagrou-se campeã do mundo 2018 ao vencer por 5-4, na marcação das grandes penalidades, a Turquia, numa final que decorreu no México.
A final, que opunha a vice-campeã do mundo, Angola, e a campeã da Europa em título, a Turquia, foi decidida na marcação das grandes penalidades, visto que o encontro terminou com um empate sem golos no fim do tempo regulamentar e do prolongamento.
Os angolanos venceram por 5-4 nas grandes penalidades, arrecadando assim o título de Campeão do mundo de futebol adaptado, neste caso futebol com muletas.
Recorde-se que nas meias-finais, os pupilos do técnico Augusto Baptista “Chieto” venceram o Brasil por 2-1, após prolongamento, enquanto na fase de grupos, Angola goleou a Ucrânia por 4-0, venceu a Espanha por 1-0, derrotou a Itália por 2-0 e venceu a Polónia por 6-5 nas grandes penalidades, tendo apenas sido derrotado uma única vez frente ao Haiti por 1-2.
De notar que esta era a segunda final consecutiva da seleção de Angola. Na primeira presença, em 2014, que decorreu também no México, Angola tinha perdido frente à Rússia por 3-1. Desta vez, em 2018, Angola arrecadou o título de Campeão do Mundo.
De notar que a medalha de bronze foi conquistada pela seleção brasileira.