As 10 ações de solidariedade em prol dos ucranianos em Portugal

0
751
FOTO: jornal É@GORA ©

Manuel Matola

A invasão russa na Ucrânia levantou uma onda de solidariedade mundial, sendo que em Portugal há várias ações estatais, públicas e privadas em prol dos imigrantes ucranianos, uma das mais destacadas comunidades estrangeiras residentes em Portugal.

1 – O governo português decidiu agilizar vistos para todos os ucranianos que queiram vir para Portugal, pelo que o primeiro-ministro, António Costa, declarou: “Todos os ucranianos são bem-vindos a Portugal”.

2 – De Norte e Sul há recolha de bens e medicamentos, apoio psicológico e logístico, jornadas de oração.

3 – Professor português montou plataforma de ajuda aos ucranianos.

4 – Associação dos Ucranianos em Portugal anunciou a criação de uma página da internet bilingue ou trilingue visa permitir que as várias associações ucranianas consigam articular as estratégias para conceder apoio às famílias ucranianas vítimas do conflito.

5 – Mais de 700 Advogados Voluntários disponibilizaram-se para dar Apoio jurídico aos Cidadãos Ucranianos que se encontram em Portugal, bem como àqueles que se venham a dirigir ao nosso país em fuga “desta guerra de agressão vergonhosa que foi lançada contra um país livre e soberano”, segundo a Ordem dos Advogados de Portugal.

6 – Casal está a montar um site com informações úteis sobre como sair da Ucrânia e a partir de que fronteira, como chegar a Portugal, o que fazer e quando, como se organizar, o que é necessário para viver.

7 – Alojamento: Está a ser criada uma bolsa de casas e alojamentos de pessoas disponíveis para acolherem famílias refugiadas.

8 – Emprego: Está a ser criada uma base de dados de oportunidades de emprego que possam acolher trabalhadores provenientes da Ucrânia.

9 – Criação de um fundo de emergência que fornece apoio legal e médico, segurança e proteção às pessoas que estão em perigo iminente.

10 – Aberta Linha Nacional Gratuita para Anti-Tráfico de Pessoas e Aconselhamento de Migrantes. Números de telefone: 527 (livre de telemóvel) e 0 800 505 501 (livre do telefone fixo) (MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here