As Funções do Dinheiro e o Emocional

0
135

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
A semana passada estive numa formação na qual a parte da tarde foi passada a falar sobre dinheiro, money, bufunfa, guita, din din, kumbu… O tema foi abordado de duas formas: a prática e a emocional. A conclusão é que a parte emocional é a que maior influência os nossos resultados financeiros. As pergunta são simples: Estás onde querias estar financeiramente? Qual o verdadeiro motivo por não estares onde queres estar?

A resposta: a tua mentalidade. Aquilo que pensas sobre dinheiro influencia de grande forma os teus resultados. Não será a primeira vez que me ouves dizer: aquilo que penso, aquilo que eu sinto e aquilo que eu faço influencia os meus resultados. Então se tens pensamentos em relação ao dinheiro que não favorecem as tuas ações e aquilo que sentes, é óbvio que os teus resultados não serão de forma alguma os esperados.

Então eu faço-te a pergunta: “O que é que realmente pensas sobre dinheiro?”. Essa pergunta faz todo o sentido visto que infelizmente durante a nossa vida ouvimos coisas negativas em relação a dinheiro e a maioria de nós inconscientemente carrega esse karma e esse pensamento e sentimento negativo quando se fala em dinheiro. Frases como “o dinheiro não cai do céu”, “se é rico é porque vendeu a alma ao diabo”, “o dinheiro muda as pessoas”, “o dinheiro é sujo”…. Podia escrever mais de 10 páginas neste artigo só recheadas de frases lançadas ao ar de forma negativa quando se fala em dinheiro.

É importante, essencial e obrigatório esclarecer que o dinheiro não é um bicho de sete cabeças e tem 3 funções muito claras:

1.Segurança – O dinheiro permite que nos sintamos seguros. Dá-nos segurança ao saber que podemos providenciar para a nossa família. Por isso é importante o fundo de emergência, é importante a poupança.

2.Troca – O dinheiro serve para troca. Serve para trocar por algo que eu queira. Serve para trocar por comida, roupa, casa, experiências, sonhos, momentos…

3.Contribuição – O dinheiro serve para contribuir. Contribuir para o meu crescimento e dos outros.

Essas são as funções do dinheiro, e ter abundância não torna ninguém melhor ou pior. O dinheiro apenas impulsiona as características das pessoas até porque permite trocar por aquilo que realmente querem e as define.

Sabendo quais são as funções do dinheiro, a questão que se coloca é: como é que tu te relacionas com o dinheiro de forma emocional? Como é que te sentes quando lidas com dinheiro? Vou passar-te os quatro principais fatores que te permitirão melhorar a tua parte emocional em relação ao dinheiro. Se trabalhares nestes quatro fatores tenho a certeza de que vais ver mudanças na tua vida financeira:

1.Receber Dinheiro – Agradece quando receberes dinheiro, mesmo que não seja a quantia que almejas receber num futuro próximo fica contente por Agora estares a receber aquela quantia. Agradece!

2.Disfrutar Dinheiro – Lembra-te que a função do dinheiro é a troca. Desfruta do facto de teres dinheiro para pagar as contas, não gastes dinheiro com uma má energia. Tens uma conta para pagar? Lembra-te que estás a pagar essa conta porque de alguma forma usufruíste de um serviço/produto.

3.Confiar no Fluxo do Dinheiro – Lembra-te que o dinheiro flui. O dinheiro vai e vem e está sempre em movimento. Acredita que existe dinheiro suficiente para todos. O mundo é abundante. Pensa em abundância e irás receber abundância.

4.Partilhar o Dinheiro – Partilha aquilo que tens. Ao partilhares constróis uma emoção dentro de ti de que podes partilhar, de que tens essa capacidade. Isso causa uma sensação de bem estar e influencia a forma como sentes em relação ao dinheiro. Lembra-te aquilo que eu sinto também influencia os meus resultados.

Por agora despeço-me. Espero que estas palavras tenham feito sentido para ti. Lembra-te que a energia que carregas em tudo aquilo que fazes influencia os teus resultados. Pensa em dinheiro pelo que ele realmente é e sente isso dentro de ti. Desta forma irás agir de forma a influenciar de forma positiva a tua vida financeira. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here