Benefícios de ter fotos profissionais nas suas redes sociais

0
264

Sona Fati
(Consultora de Imagem e Formadora)
A presença no digital faz parte das nossas vidas seja por motivos profissionais, por lazer ou por questões pessoais. E com essa presença normalmente muitos se esquecem que as postagens que fazemos às vezes chegam aonde não imaginamos podendo afetar a nossa imagem e credibilidade. Por isso importa prestar atenção ao tipo de fotografias e qualidade das mesmas que posta nas suas redes sociais.

Quando é que foi a última vez que fez sessão fotográfica com fotógrafo profissional?

Deve estar a questionar-se o que isso tem haver com imagem. Eu digo-lhe tem tudo haver! Principalmente nesta era em que a imagem é elemento chave da nossa presença nas redes sociais.

Imagine que por alguma situação pedem-lhe uma fotografia sua para fazer parte de um painel de oradores, uma entrevista algum órgão de comunicação, um flyer para uma live, etc. Tem alguma fotografia em condições, ou seja, que favoreça a sua imagem para enviar? E se por algum motivo não conseguem entrar em contacto consigo e tomam a iniciativa de ir às suas redes sociais e retiram de lá uma imagem sua? Sabe se as imagens que estão nas suas redes sociais podem ser usadas para algum destes cenários que exemplifiquei? E essas imagens fazem jus à mensagem que pretende passar sobre si e os seus objetivos?

Com estas questões todas gostaria de partilhar consigo a importância da sua imagem em todas as esferas. E deixar dicas e convite para ser seletiva ao tipo de fotografias que dominam as suas redes sociais. Como digo sempre, a imagem não se resume só a um bom conjunto de roupas, sapatos e acessórios. Ela é também toda a sua atuação, ou seja, tudo que faz, diz e a forma como tudo isso acontece e é exposto.

As redes sociais já fazem parte do nosso estilo de vida e como tal compreendo que seja fácil nos deixarmos envolver como se estivéssemos na esfera da nossa intimidade. Mas o virtual não é nossa intimidade. O virtual é tudo que quiser menos isso, para bem da reputação da sua imagem pessoal e consequentemente a sua imagem profissional e credibilidade. A perceção que os outros terão de si é avaliada muitas vezes através da sua presença no digital. Não discuto se é correto ou não. O facto é que é assim que acontece. Com isto faço mais uma pergunta: Qual é a imagem que pretende passar? Deixo o convite para pensar nisso.

E também duas ideias fáceis de colocar em prática para empoderar a sua presença no digital.

Pense antes de postar qualquer imagem sua. Lembre que existe forte probabilidade de todos terem acesso, portanto, avalie se a imagem está alinhada com a sua essência e mensagem que pretende passar de si. Tenha bom senso consigo e com a sua imagem.

Fotográfica profissional: Invista numa sessão fotográfica com um profissional usando looks intemporais para ter como sua imagem de marca em termos de fotografias para questões profissionais. Utilize uma para o perfil, publique algumas e guarde as restantes.

Tenha pelo menos uma fotografia sua de boa qualidade nas suas redes sociais possível de ser utilizada em qualquer situação de trabalho ou pessoal. E não se esqueça de a atualizar. Sempre. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here