Cabo Verde acolhe África Youth Cup 2019

0
127

Segundo A SAPO NOTÍCIAS, a decisão foi tornada publica ontem dia 04 de Março pelo presidente do Sarahama Sports, Newman Ebiegberi na Cidade da Praia afirmando que Cabo Verde reúne todas as condições  e é um bom país para acolher o torneio internacional de futebol masculino e feminino África Youth Cup.

Organização do evento

Newman Ebiegberi falou à imprensa, num encontro que contou com a presença de representante de alguns países que vão participar do torneio, nomeadamente do Sport Lisboa e Benfica (Portugal), da Nigéria e da Costa do Marfim.

O torneio, que vai contar com a presença de 16 equipas, realiza-se de 19 a 27 de Abril nos concelhos da Praia e São Domingos, e, segundo a organização, espera-se o envolvimento de mais de 400 pessoas, incluindo cinco árbitros internacionais.

Países como Nigéria, Costa do Marfim, Mali, França, Portugal, Togo, Benim, EUA e China (a confirmar) vão marcar presença, com destaque para a participação do Sport Club Benfica.

Segundo Newman Ebiegberi, anualmente, a Sarahama Sports leva para a Europa jovens para participarem neste torneio internacional, mas desta vez quiseram trazer esses jovens para o continente Africano, mas precisamente para Cabo Verde.

“Vimos em Cabo Verde instalações que existem na Europa e temos aqui todos os ingredientes para receber um torneio dessas dimensões. Verificamos que Cabo Verde tem tudo. Descobrimos pessoas muitos hospedeiras (….) e verificamos que Cabo Verde é o melhor país neste continente para receber este evento”, afirmou.

Newman Ebiegberi enalteceu o envolvimento de todas as entidades desportivas cabo-verdianas que abraçam este projecto e a Presidência da República, e diz acreditar que este tem a possibilidade de ser sucesso.

Com este torneio, assegurou, vão ter a oportunidade de descobrir novos talentos e ainda desenvolver a economia e o turismo em Cabo Verde.

O cabo-verdiano David Mendes, residente em Holanda, é o embaixador deste torneio e, conforme disse, em declarações à imprensa, a sua ideia é fazer com que este torneio cresça e ganhe visibilidade para que nas próximas edições possam contar com mais equipas da

Europa, nomeadamente dos países como a Holanda, Áustria, Bélgica, Alemanha, entre outros.

Em representação do Benfica, Carlos Castelo afirmou que, habitualmente, o seu clube participa em torneios em Portugal e a nível internacional, mas que desta vez resolveram abraçar esta iniciativa em África para que possam deixar um contributo na vida dos jovens africanos.

“Virmos cá para a África, com o propósito de deixar uma boa imagem, de também ajudar a fortalecer e a desenvolver estes jovens, que vivem com muitas dificuldades, mas que um dia sonham em ser profissional de futebol, sonham em ter uma carreira bonita e se conseguimos os ajudar, com certeza que ficamos muitos felizes” enfatizou.

De referir que os jogos, segundo o acordado, vão ser disputados no Estádio Municipal de São Domingos, nos campos de Tira-Chapéu, Pensamento, Achada Grande Frente e São Filipe, de forma que este evento sirva para o desenvolvimento do futebol e o intercâmbio cultural entre as comunidades e os atletas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here