CDS-PP quer eleição de deputados que representem a Comunidade lusófona

0
46
Assunção Crista, presidente do CDS-PP

O CDS-PP vai propor ao Parlamento português a eleição de deputados que representem a Comunidade lusófona para “dar uma prevalência e uma maior atenção àquilo que são os países que partilham com Portugal uma raiz cultural comum”.

Atualmente, o Parlamento português elege deputados em dois círculos eleitorais fora de Portugal: um da Europa e outro do resto do mundo.

“Nós entendemos que deveria haver três [círculos eleitorais fora de Portugal]. Um da Europa, um dos países de língua portuguesa e outro do resto do mundo. Achamos que fazia sentido dar uma prevalência e uma maior atenção àquilo que são os países que partilham com Portugal uma raiz cultural comum”, disse a presidente do CDS-PP.

Assunção Cristas entende que a criação de mais um círculo eleitoral fora do território português poderá ajudar a “criar proximidade às comunidades” portuguesas dos países lusófonos: o Brasil e os PALOP.

A abertura de um novo círculo eleitoral para eleger deputados que representem a comunidade dos países de língua portuguesa é também “para termos uma voz mais ativa na representação das preocupações e dos interesses destas comunidades”, disse Assunção Cristas, falando no Brasil, onde participou nas comemorações do Dia de Portugal.

“Uma ideia que surgiu um pouco antes desta viagem e que já validámos com a equipa do CDS-PP [na cidade brasileira de] Santos é começarmos a defender mais um círculo eleitoral fora do território português. Neste momento há dois, um para a Europa e outro para o resto do mundo”, disse Assunção Cristas, citada pela Lusa.

Segundo a presidente do CDS-PP, a ideia ainda deverá ser melhor trabalhada antes de o partido a apresentar.

“Essa ideia também [foi pensada] para criar proximidade às comunidades [portuguesas dos países lusófonos] e para termos uma voz mais ativa na representação das preocupações e dos interesses destas comunidades”, explicou. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here