Cérebro – Como Tirar o Máximo Proveito

0
216

 

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
Todo o ser humano carrega consigo a máquina mais poderosa e espetacular que existe no universo: o nosso cérebro. Modelos e marcas diferentes, mas todos nascemos com um.

Pesa por volta de 1.5kgs, é composto por gordura e praticamente 73% é água!

É um supercomputador, nunca para, adapta-se continuamente, faz infinitas e variadas funções como receber dados, analisar dados, arquivar dados, cumprir tarefas complexas ao mesmo tempo… enfim

Curiosidade: Sabias que há mais conexões no teu cérebro do que estrelas na nossa galáxia? – Mais de 0.15 quadriliões de conexões!!!

O mais incrível é que a vasta maioria de nós não sabe utilizar as suas capacidades ao máximo e nem tem os cuidados necessários para otimizar. É importante, essencial e obrigatório otimizarmos o funcionamento do nosso cérebro.

De quando em quando fazemos upgrade do software dos nossos telemóveis e raramente pensamos no que podemos fazer para fazer uma otimização no nosso próprio software, ou seja, cérebro.

Deixo-te aqui 5 dicas muito simples para os cuidados e otimização do cérebro:

Dica 1 – Hidratar

Beber um copo de água 1ao acordar para repor os níveis de hidratação. A eficiência do nosso cérebro é comprometida quando estamos desidratados. A questão é que todos os dias acordamos ligeiramente desidratados. Porquê? Com cada inspiração e expiração libertamos pequenas quantidades de água. Quando estamos acordados repomos, mas ao dormir não o fazemos. Daí a importância de beber água assim que acordamos

Dica 2 – Energizar

Exercício regular pelo menos 20 minutos por dia! Para além de o exercício físico libertar uma “catrefada” de hormonas que nos faz sentir bem. O exercício físico faz com que se aumente a velocidade com que criamos mais células no cérebro.

Dica 3 – Controlar o Stress

Controlar o stress (meditar, rir, dançar, etc.). O cortisol é a hormona que libertamos para lidarmos com os problemas do dia a dia. O stress é importante porque nos permite trabalhar de forma a removermos o desconforto ou a ganharmos mais conforto. A questão é quando os níveis de cortisona se tornam elevados demais e o stress fica fora do controlo. A forma de controlarmos o stress? Meditando, sorrindo, dançando… fazendo coisas que nos fazem sentir bem.

Dica 4 – Nutrir

Passar entre 5 e 15 minutos ao sol todos os dias (mesmo que estiver nebulado). A vitamina D que o sol nos dá produz serotonina. E o que faz a serotonina? É a hormona que regula o nosso estado de espírito. Não permitas que o mau tempo te impeça de sair à rua, as nuvens não conseguem encobrir os raios UV que nos permitem produzir a Vitamina D. Faça sol ou faça chuva sai à rua!

 Dica 5 – Acordar

Consumir bebidas com cafeína em quantidades moderada por dia. Existem pelo menos um claro benefício para o cérebro pela ingestão de cafeína: Promove a estimulação do sistema nervoso central

Aqui tens as 5 dicas para fazeres o reset do software da tua máquina mais poderosa. Cuida de ti.

E já sabes que não saio daqui sem relembrar-te da nossa trindade: máscaras, distâncias de segurança e lavagem frequentes das mãos. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here