Cérebro – Existe Idade Para Aprender?

0
209

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
Diz-se por aí que “burro velho” não aprende! Não podia haver nada mais errado do que isso. Todas as idades são idades para aprendermos. Repito: todas!
O que realmente está em causa é a neuro plasticidade do cérebro. A neuro plasticidade é a capacidade que o cérebro tem de adaptar-se ao “ambiente interno e externo” de uma pessoa formando novas ligações neuronais ao longo do tempo. A neuro plasticidade explica como o cérebro humano tem a capacidade para adaptar-se, aprender novos “skills”, gravar memórias e, em casos extremos recuperar de traumas cerebrais.

Por que motivo se diz que os jovens aprendem e os “burros velhos” não? A realidade é que os jovens aprendem mais rápido porque estão “treinados” a aprender. Diariamente aprendem coisas novas e como tal torna-se mais fácil aprender, porque o cérebro cria as “ligações” necessárias para que isso aconteça.

Por outro lado, os adultos têm a tendência para assumir a postura de que “já aprenderam tudo o que tinham para aprender”. A maioria fica no mesmo trabalho a vida toda, na mesma posição, não fazendo um esforço para aprender algo novo. Assim, o cérebro simplesmente torna-se mais “preguiçoso” para aprender, visto que as “ligações neuronais” para a aprendizagem foram quebradas pela falta de uso.

Vamos lá aos factos e esclarecer isto “once and for all”, ou seja, de uma vez por todas com as quatro dicas seguintes:

Dica 1 – Sair da Zona de Conforto
Se queres progredir, crescer, tens de aprender a aprender novamente e sentires-te mais confortável fora da tua zona de conforto, como quando eras criança.

Dica 2 – Repetir Regularmente e Intensamente
Para sentires os efeitos da neuro plasticidade e melhorares continuamente em algo tens de o fazer regularmente, com intensidade e durante largos períodos de tempo. A isso chama-se treino mental!

Dica 3 – Desafiar os Limites
Vai além. Desafia-te! O caminho mais fácil em curto prazo raramente é o melhor para longo prazo.

Dica 4 – Entrar em Flow
Descobre o estado de flow (fluidez): fazer coisas que não são nem muito difíceis, nem muito fáceis, mas sim de acordo com as tuas capacidades e necessidades de desafio.

Portanto, posto isto só tenho a dizer: “Burro velho” aprende sim, e muito bem se o quiser fazer e colocar em prática as ações necessárias para que aconteça.

Eu lembro-me que o ano passado comecei o ano a dizer: “caraca”, eu não me vejo a estar sentada um dia todo a estudar, os tempos da faculdade já eram.

Depois disso sabes quantas formações já fiz, o dia todo e vários dias seguidos? Ah, pois, é, apenas faltava-me o motivo para a ação (motivação). Se esta burra velha aprende, tu também podes aprender.

Já que estamos a falar em aprender e repetição, aproveito a deixa para voltar a repetir a nossa famosa trindade: máscaras, distâncias de segurança e lavagem frequentes das mãos.

Depois de tanta repetição de certeza que já aprendeste o que é necessário fazer para que fiques em segurança. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here