Chá de Beleza Afro e um olhar aos desafios laborais da mulher também na “Moda e Imigração”

0
243
Neusa Sousa, Fundadora do Chá de Beleza Afro ©

Manuel Matola

A capital portuguesa, Lisboa, acolhe sábado a 5ª Edição de Chá-de-Beleza-Afro, um evento “genuinamente inclusivo e representativo” que pretende discutir abertamente os “Desafios da Mulher Negra no mercado de trabalho”, com uma estilista-imigrante a lançar um olhar inédito sobre a “Moda e imigração”.

“Numa altura em que tanto se fala sobre o empoderamento feminino, feminismo negro, igualdade de género, racialização do trabalho doméstico e sobre a importância da educação para obter uma sociedade mais justa e equilibrada, bem como a busca por representatividade da mulher negra no mercado de trabalho, achamos importante trazer para discussão este tema ´Os Desafios da Mulher Negra no mercado de trabalho`”, diz Neusa Sousa, fundadora do Chá de Beleza Afro, em nota enviada ao jornal É@GORA.

Dois anos após a eclosão da pandemia, o Chá de Beleza Afro volta a decorrer presencialmente no espaço Espelho D’ Água, em Lisboa, com a presença de oradores de diversas áreas, desde a esfera política à Engenharia Biomédica, passando pelo empreendedorismo, jornalismo, educação, consultoria de imagem e coaching.

A figura da área política convidada é a deputada Joacine Katar Moreira, que falará sobre as “Oportunidades e Limites para a Mulher Negra no Mercado Laboral” em Portugal, enquanto a advogada Indira Fernando vai olhar para a “Falta de referência negra nos lugares de decisão”, de acordo com o programa divulgado pela organização.

Alguns presentes vão fazer uma abordagem sobre o mercado laboral a partir de uma posição contrária à sua situação laboral e de género. Tal é o caso do jornalista angolano Vitor Hugo Mendes que vai lançar um olhar sobre o empreendedorismo feminino em Portugal, e da Engenheira Biomédica Cíntia Pinheiro que discutirá a questão da “Liderança da mulher no feminino no mundo masculino”.

No rol dos oradores convidados constam alguns coaches que, através de dinâmicas educacionais, vão procurar reforçar o “Amor Próprio” (Cátia Ramos, Coach de hábitos e rotinas), bem como ajudar os presentes a fazerem uma introspeção sobre a “Imagem, Marca Pessoal e Posicionamento profissional” (Evódia Graça, Coach de Liderança & Imagem Profissional). A empreendedora Cátia Amado, Diretora Comercial e Coach fará uma viagem mais intimista e olhar para o mercado laboral a partir do topo: “Liderança na minha pele” é o tema que irá abordar num palco que contará com intervenientes de áreas distintas.

De acordo com Neusa Sousa, este é “um evento genuinamente inclusivo e representativo”, onde, por exemplo, um Professor de Gestão, Luís Sinate, que vai falar sobre “Competências Profissionais”, estará lado a lado com uma Empregada de Limpeza, Augusta Monteiro, que dará o seu testemunho sobre a “Racialização do trabalho doméstico”.

Todos estes temas serão abordados “com todo o mérito e humanismo”, resume Neusa Sousa, indicando que “estas palestras serão intercaladas com dinâmicas adaptadas ao tema e alguns testemunhos reais”, pelo que se pretende que seja “um evento rico em debate e ação empoderadora não só para a mulher africana e afrodescendente, como para todos, independentemente do género ou nacionalidade, que se interessem sobre empreendedorismo, inclusão e humanismo”.

O Chá de Beleza Afro é uma plataforma de networking criada há cinco anos e visa promover e empoderar as mulheres africanas e afrodescendentes em várias esferas da sociedade, através de eventos, debates e ciclos de conversas. 

É de resto, oficialmente o encontro anual de referência, especialmente, para a comunidade africana mais jovem que reside ou passa por Lisboa onde apostam no empreendedorismo e, através das redes de contacto que vão criando, partilham experiências assentes na lógica de “Inspirar e ser a fonte de inspiração” de cada um dos interlocutores.

A abertura e encerramento do evento estará a cargo de Neusa Sousa, mestranda em Estudo das Mulheres, Promotora cultural, apresentadora e produtora de Conteúdos do programa bem-vindos da RTP-África, que fará a coapresentação com a consultora de imagem Sona Fati.

Entre entre às 14:00 e às 20:00 deste sábado, eis o painel de oradoras que vão desfilar na 5ª Edição do Chá de Beleza Afro:

PARTE I

14:00 – Recepção dos convidados e sessão de fotos
15:00 – Abertura do evento com atuação da música “Rainha” (Khira e
Shiva)
15:10 – Discurso de abertura Neusa Sousa, Fundadora Chá de Beleza Afro
15:20 – Dinâmica com a Cátia Ramos – Cátia Ramos: Coach de hábitos e
rotinas – “Amor Próprio”
15:30 – Primeira oradora – Cátia Amado – Diretora Comercial e Coach
“Liderança na minha pele”
15:50 – Testemunho de Eliana Medeiros: “Acreditar em ti é o primeiro
passo.”
15:55 – Segunda oradora – Augusta Monteiro – Empregada de limpeza
“Racialização do trabalho doméstico”
16:15 – Terceira oradora – Indira Fernando – Advogada “Falta de referência
negra nos lugares de decisão”
16:35 – Quarto orador – Vitor Hugo Mendes – jornalista “Um olhar sobre
empreendedorismo feminino”
16:55 – Testemunho Sviatlana Buyan – Estilista – “Moda e imigração”
17:00 – Quinta oradora Tita Pipoka – Apresentadora e Pan Africanista
“Representatividade importa sim!”
17h20 – Performance da Tatiana Nunes – “ Mulheres Negras e Eu”
17:30 – Coffee Break e fotos

PARTE II
18:00 – Actuação Musical – Khira e Shiva
18:10 – Leticia Alcione – Consultora de Imagem e maquilhadora – “A Beleza
do Feminino – A importância dos Cuidados da Pele”
18:20 – Sexta oradora Cíntia Pinheiro – Engenheira Biomédica “Liderança
da mulher no feminino no mundo masculino”.
18:40 – Dinâmica com Luís Sinate – Professor “Competências
Profissionais”
18:50 – Testemunho Sandra Costa – Fundadora da Zeza Fashion Braids
18:55 – Mónica Chantre: Relações Públicas e Social Media Manager – “Quem
és tu nas redes sociais?”
19:05 – Sétima oradora – Joacine Katar Moreira – Deputada e professora
“Mercado laboral em Portugal: oportunidades e limites para a mulher
negra”
19:25 – Melanie Smith – Stylist “Vestir para empoderar com
sustentabilidade”
19:35 – Anunciar vencedora do sorteio
19:40 – Oitava oradora – Evódia Graça – Coach de Liderança & Imagem
Profissional “Imagem, Marca Pessoal e Posicionamento profissional”
20:00 – Discurso de encerramento Neusa Sousa, Founder Chá de Beleza Afro
(MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here