Como criar disciplina

0
309

Adelaide Miranda
(Escritora, Engenheira, Empreendedora)
A semana passada falamos sobre sucesso. Esta semana quero falar-vos sobre a disciplina. Sendo que a disciplina é um dos hábitos necessários para se atingir o sucesso, por si só é um tema que merece destaque. Porquê? Porque uma das maiores dificuldades de atingir o sucesso reside na falta de disciplina.

O que é a disciplina? É a capacidade de se fazer o que tem de ser feito independentemente da vontade que tenhamos no momento. Disciplina é aquele ditado bem conhecido: o que tem de ser tem muita força. Traçar objetivos, mas não ter a disciplina necessária para os cumprir vale zero. Disciplina é ação. Ação é movimento. Movimento é crescimento. Crescimento é conquista. Conquista é sucesso. Uma trajetória que começa com a capacidade de fazer, de agir, de ser disciplinado.

É importante, essencial e obrigatório termos a disciplina necessária para agir. Como? A disciplina cria-se com repetição. “A repetição é a mãe de todas as competências”, foi uma frase que ouvi Jorge Coutinho mencionar. E a repetição é sinónimo de disciplina. A melhor forma de criarmos disciplina é criando uma rotina diária que nos permita “encaixar” todos os afazeres de forma a que não fique nada por fazer no nosso dia a dia. Contudo, o que é necessário fazermos para criarmos o “mind-set” necessário para cumprirmos a nossa rotina e mantermos a disciplina?

Deixo-vos 3 dicas que vos vão ajudar a criar disciplina.

Dica 1 – Identificar as Fraquezas
A melhor forma de nos reinventarmos é descobrindo quem somos realmente, principalmente as nossas fraquezas. Como é que os “inimigos” dos super-heróis os tentam vencer? Atacando as suas fraquezas. Descobrindo os pontos fracos… Começarmos por identificar a nossa kryptonite é sem dúvida a melhor forma de percebermos o que nos limita, o que nos leva a procrastinar. Ao conseguirmos identificar o que nos limita, podemos criar mecanismos que nos permitam ultrapassar os limites. Por exemplo, se tenho tendência a perder muito tempo pela manhã ao telefone, a melhor coisa que posso fazer é colocar o telefone longe da cabeceira quando for dormir.

Dica 2 – Remover Tentações
Ficamos sentados em frente à televisão a ver novelas/séries a tarde toda e, quando damos conta, já não há mais tempo para nada e o dia chegou ao fim. Queremos perder peso, mas aquela caixa de chocolates tem de terminar antes de começar a dieta… Identificaram-se? Eu identifico-me com ambos, tanto que removi essas distrações. Não tenho TVCabo e raramente compro chocolates… Esta dica está muito ligada com identificar as nossas fraquezas: se sabemos que algo nos limita removemos esse algo do nosso caminho. Parece simples, certo? Mas, não é. O nosso cérebro tenta combater qualquer atitude que nos retire da área de conforto, assim sendo temos mesmo de remover todas as tentações do caminho, se quisermos criar disciplina.

Dica 3 – Definir Objetivos e Criar um Plano
Para conseguirmos criar disciplina, temos de ter um objetivo concreto e uma estratégia traçada. Para haver disciplina tem de haver direção. O nosso cérebro precisa saber exatamente qual será a recompensa após o esforço / sacrifício causado. Para combatermos os velhos hábitos temos de saber bem o que vamos ganhar. Lembrem-se que o ser humano move-se por conquista. Um desejo dentro de nós cria moção, movimento… O objetivo claro e mensurável, assim como uma estratégia com tarefas bem definidas e datadas, são as últimas peças necessárias para criar disciplina.

Obviamente que poderia enumerar mais dicas para criamos disciplina, como por exemplo a necessidade de começar por criar hábitos simples, ter um plano de suporte, etc… Contudo, as três dicas enumeradas são essenciais para que se consiga dar o primeiro passo em relação à criação de uma maior disciplina nas nossas vidas. Os ganhos são inumeráveis, mas a sensação de conquista, de superação, é a cereja no topo do bolo quando pensamos em disciplina.

Basta pensarmos na disciplina que criamos durante esta pandemia: lavar as mãos mais frequentemente, colocarmos gel ao entrarmos em recintos fechados, manter a distância de segurança… Novos hábitos e uma nova disciplina que tivemos de implementar e que temos de continuar a manter. Se é chato? Sim, é. Contudo, o que tem de ser tem muita força. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here