Como usar blazer – Homens

0
161

Claudina Correia
(Consultora de Imagem)
Em cargos profissionais em que existe elevada exposição pública é extremamente importante ter uma imagem cuidada, não apenas no que veste mas também em como se veste. E na sequência do último artigo, com sugestões de como os homens podem saber o tamanho certo do seu blazer (pode ler aqui se ainda não teve oportunidade), neste artigo partilho qual a maneira certa de usar o blazer, principalmente em eventos sociais formais para que, além de se apresentar de forma elegante, possa comportar-se como um verdadeiro cavalheiro.

A regra de uso consiste na correta utilização dos botões do seu blazer. Sim é isso mesmo, não é apenas abotoar, mas sim fazê-lo de forma correta. Saliento que a regra de uso dos botões apenas se aplica em contextos formais, pois a nível informal o seu uso é opcional.

A regra é muito simples: existem botões que devem ser abotoados às vezes (opcional), outros que devem ser sempre abotoados e ainda aqueles que nunca devem ser abotoados.

Portanto, para os blazers de 3 botões – a regra é “às vezes, sempre e nunca” – o primeiro é opcional (às vezes), o segundo botão abotoa-se SEMPRE e o último NUNCA; Para os blazers de 2 botões o primeiro deve ser sempre abotoado e o último botão nunca; E para os blazers de apenas um botão, abotoa-se sempre. A imagem abaixo ajuda a entender melhor esta regra.

O botões devem ser abotoados apenas quando se encontram de pé, pois sempre que precisarem de se sentar é necessário desabotoar e sempre que se levantarem…abotoar! Para quem desconhecia ou não tem o hábito de aplicar esta regra, se for alguém que frequenta com regularidade eventos formais convém praticar bastante para não correr o risco de esquecer.

Para quem gosta e usa coletes, é importante saber que o último botão nunca deve ser abotoado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here