Competências e Hábitos – A tua Identidade

0
203

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
Aquilo que penso, aquilo que eu sinto e aquilo que eu faço define a minha identidade. Para poderes criar a tua nova vida, tens de começar por decidir quem tu queres ser. Quem é que tu queres ser?

Mas, Adelaide, eu sou como sou. Esse é o comentário que eu tenho ouvido a minha vida toda: “eu sou assim”. A minha resposta é clara: tu és assim porque tu escolhes quem tu queres ser. Nós criamos a nossa autoimagem, e a beleza disso é que podemos desconstruir a mesma autoimagem se ela não nos serve. De que te serve seres assim, se seres assim não te permite conquistar aquilo que tu queres conquistar? De que te serve essa mentalidade fixa?

No final de janeiro, falamos sobre a mentalidade de sucesso. Sabes bem que uma mentalidade de sucesso é aquela que se adapta à situação, aquela que aprende com todas as experiências… Então, como podes dizer que és assim e que não podes mudar? Se continuares a “seres quem és” vais continuar a ter os resultados que não queres ter, certo? Se estás feliz com isso, tudo bem. Não há problema, mas se estás a ler este artigo e, se tens lido os outros, é porque tens interesse em criar uma nova vida. Tens acompanhado a nossa viagem na alteração de crenças, no estabelecimento de objetivos… Agora, tens de criar a identidade da pessoa que atinge esses objetivos.

É importante, essencial e obrigatório que cries novas competências e novos hábitos. Se aquilo que eu faço e penso influencia a minha identidade e os meus resultados, então os meus hábitos irão influenciar os meus resultados. Ganha novas competências e define novos hábitos hoje, cria a tua nova identidade agora.

E o que são competências? Simples. Imagina que o teu propósito e objetivo é de ajudar as pessoas a comunicarem entre si, mesmo sendo de outras culturas. Faz sentido aprenderes novas línguas para que possas ser a ponte entre elas, certo? Então com base nos teus objetivos define as competências que tens de ganhar, as qualidades que tens de melhorar… Tudo aquilo que aprenderes e que fizeres deve ser com o objetivo em mente, para que possas chegar lá com as ferramentas necessárias, ou adquirir as ferramentas necessárias para lá chegar.

E, os nossos hábitos? Os nossos hábitos são isso mesmo: hábitos. Coisas que fazemos de forma automática e repetitivamente. Temos a mania de dizer que não temos hábitos, muito pelo contrário o ser humano é um ser de hábitos. Temos o hábito de não acordar cedo, temos o hábito de não cuidar da nossa alimentação, temos o hábito de descurar o exercício físico. Temos o hábito de não ler… Da mesma forma que construímos esses hábitos que dizemos não ter, devemos construir os hábitos que queremos ter.

A minha pergunta para ti é muito simples: quais são as coisas que precisas de fazer repetitivamente na tua vida para que consigas influenciar o teu pensamento, e desta forma os teus resultados? Exemplos: ler diariamente livros de desenvolvimento pessoal, fazer exercício físico diariamente, ingerir dois litros de água por dia, fazer meditação diariamente… Estes hábitos irão ajudar com os objetivos na área da saúde e do foco. Lembra-te: o que queres atingir e qual a identidade que queres criar para lá chegar. Define pelo menos três hábitos por objetivos e mantém a sua consistência, com paciência os resultados irão chegar.

Para a semana iremos falar de métodos de construção de hábitos. Por agora, vou apenas pedir-te que te foques na identidade que queres criar e quais os hábitos a incluir na tua vida. Mas, há que manter alguns hábitos. Já sabes: máscaras, lavagem das mãos frequentes, distâncias de segurança… O hábito de te prevenires contra essa pandemia que insiste em não se ir embora deve ser mantido nos próximos tempos.

Essa foi uma das competências que tivemos de trabalhar o ano passado: a consciência social e da prevenção da doença. E como o fizemos? Criando hábitos. Diz-me lá se não mudaste a tua identidade sem saberes que o fizeste? Agora imagina o poder de o fazer sabendo exatamente o que queres fazer!!! (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here