Aquela sensação de que qualquer conquista sabe a pouco. O chegar a um patamar que parecia tudo o que precisávamos e depois vir imediatamente a pergunta: o que se segue?
Eu conheço essa sensação. Vivi a maior parte da minha vida presa nela. Traçando objetivos que “pensava” serem os objetivos que iriam trazer a peça que faltava do puzzle, apenas porque dava a sensação de que todas as pessoas que eu considerava bem sucedida tinham seguido por aquele caminho.
Vivi a maior parte da minha vida presa no sentimento de que estou quase lá… Wow, mais uma conquista. Estou quase lá… Lá onde? Que peça é essa do puzzle que por mais que nós façamos mil e uma coisas continua a faltar?
A resposta não está em viver numa ansiedade por um futuro que poderá trazer a peça que falta. A resposta para seguir em frente está em olhar para as peças que temos, procurar bem no fundo da caixa, debaixo da mesa, debaixo do sofá… A peça que falta já lá está.
A peça do puzzle que falta não está nas próximas conquistas, mas sim na aprendizagem que ficou para trás. É basicamente aquela “aula” a que faltaste e nunca pediste os apontamentos a um colega. É basicamente aquela última pipoca que fica no fundo do pacote bem no cantinho e difícil de se ver.
Essa é a peça do puzzle.
Então para seguirmos em frente temos de olhar para trás. Não digo um olhar para trás a tentar viver um passado que já passou. Falo sobre um olhar para o passado, para aquela mensagem que não captamos.
Como descobrir qual a mensagem? Olha para os teus padrões. O que continua a repetir-se vezes e vezes sem conta na tua vida? O que independentemente do cenário, dos intervenientes, teima em surgir várias vezes na tua vida?
É para esse passado que tens de olhar. Para esse padrão. E, só tens de fazer uma pergunta: Qual a aprendizagem com esta situação? O que tenho para aprender com isto?
Quando entenderes a lição há que a colocar em prática. O Universo vai encarregar-se de colocar-te em situações semelhantes para colocar-te à prova. Porque não basta aprender a lição, o segredo é realmente colocar em prática.
E, irão surgir situações para verdadeiramente teres a oportunidade de fazer aquilo que tem de ser feito.
Sei que muitas vezes tememos fazer o que tem de ser feito, porque sabemos que vai trazer mudanças. A maior parte das vezes não sabemos que mudanças serão essas e temos um medo gigante de um futuro que não conhecemos. Mas esse é o caminho. A aprendizagem é para passarmos para o próximo nível. Para evoluirmos e crescermos. Por norma o futuro é sempre mais risonho. Não há nada melhor que completarmos o puzzle e passarmos para o próximo nível.
E, como é o próximo nível? É aquele em que vivemos todos os dias um de cada vez. Em que somos gratos por tudo aquilo que temos. É o futuro que se constrói verdadeiramente em cada segundo, em cada respiração. É o futuro em que o que mais importa é o momento presente. Assim, só vivendo verdadeiramente o hoje conseguimos seguir em frente. Libertos do peso do passado e sem ansiedade sobre o que virá no futuro. Um dia de cada vez. Um segundo de cada vez. Uma respiração de cada vez. Isso sim é a verdadeira liberdade. (X)