Comportamento – Momentos Para Pensar

0
130

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
“Penso, logo existo.”, disse Descartes. O ser humano é por natureza um ser pensante. É a capacidade de pensar que nos diferencia dos outros animais. Contudo, por mais incrível que pareça cada vez pensamos menos.

Fazemos tudo sem pensar, embora nos enganemos que pensamos e que tomamos decisões racionais com base no nosso pensamento. Nada disso… Cada vez pensamos menos… Cada vez nos aproximamos mais de seres “automatizados” e desvalorizamos a nossa massa cinzenta. Permitimos que máquinas tomem decisões por nós, recorremos cada vez mais a apps e algoritmos para decidirmos como viver a nossa vida.

É importante, essencial e obrigatório que assumamos controlo da nossa vida tirando momentos para pensar. Pensar sobre todas as áreas da nossa vida, pensar sobre onde estamos e onde queremos chegar. Pensar sobre o que precisamos fazer para lá chegar. Pensar sobre as nossas prioridades e como vamos garantir que as cumprimos. Pensar sobre como superar os obstáculos que temos à frente. Pensar sobre o que temos para pensar. É crucial que isso aconteça, percebe: se deixamos de pensar é como se não existíssemos. Eu quero que existas, eu peço-te que penses.

A resposta: “Adelaide, eu penso. Eu penso muito todos os dias, eu penso a toda a hora… “. Sim, eu sei. Eu sei que pensas a toda a hora, a questão é que os pensamentos assolam a tua mente e não tens qualquer tipo de controlo sobre eles. O que é importante é que comeces a pensar de uma forma organizada. É este pensamento organizado que vai permitir que tomes as decisões mais adequadas para a tua vida dependendo das tuas circunstâncias e objetivos.

Então, vamos lá passar-te a forma do pensamento organizado. Cá vai:
1.Decide se queres realmente pensar sobre o assunto;
2.Coloca na agenda um período para pensar;
3.Garante que estás num local sossegado e sem interrupções (30 minutos chegam);
4.Quarto, escreve o tema no topo da página. E, começa a questionar-te em voz alta.
5.Se for necessário junta toda a informação de apoio
6.Analisa o que está a ser feito, o que resultou e o que não resultou;
7.Decide o que é relevante;
8.Decide a prioridade;
9.Toma conclusões;
10.Defende todas as conclusões que tomaste de forma lógica.
11.Faz um resumo e passa a limpo os pontos mais importantes.

Pronto, aí tens uma boa forma de começares a existir. E, para que serve esse momento para pensar? Para que vivas a vida que realmente queres viver. Deixa de ir apanhando as migalhas que os outros vão deixando ou criando os teus sonhos a partir dos sonhos fragmentados de outras pessoas. Sonhar é bom, mas enquanto não traçares um plano o sonho não deixará de ser sonho. O momento para pensar existe para que possas tirar os sonhos da mente e os tornes realidade.

Por hoje, é quase tudo. Falta-me relembrar-te para continuares a cumprir com as regras impostas para que possamos todos usufruir da semiliberdade que temos neste momento de pandemia. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here