Comportamento – Valoriza-te

0
237

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
Estava aqui a pensar com os meus botões e senti que nunca falei contigo sobre uma das coisas mais importantes na vida: o teu valor!

Se a memória não me falha, nunca te fiz esta pergunta: “Sabes quanto é que tu vales?”. Então, hoje vou fazer-te esta pergunta e pedir-te que respondas honestamente. A honestidade na tua resposta irá permitir não só a tomada de consciência como também o início da mudança, caso seja esse o caso.

Vou falar-te sobre mim e pode ser que te revejas nas minhas palavras. Durante muitos anos pensei que não tivesse qualquer valor. Sentia que para valer alguma coisa tinha de provar algo de alguma forma. Durante a infância sempre foi com as notas, tentar ter as melhores notas e esperar que cada nota ditasse o quanto eu valia. Na adolescência, através dos namoros, em que sentia que tinha de dar muito mais de mim para poder de alguma forma compensar as outras pessoas pelo tempo perdido comigo. Na fase adulta fui adicionando valor acrescentado com as minhas conquistas, com os meus projetos, com os meus desafios…

Durante muitos anos senti que só tinha valor se produzisse algo, se conquistasse algo, se sacrificasse algo, se desse muito mais do que recebia… Durante muitos anos andei no frenesim ocupada a tentar agregar valor por forma a que eu me sentisse suficiente.

É isso mesmo… Para mim, na minha perspetiva eu não valia nada, eu não era suficiente, nem merecia cá estar. E, na minha perspetiva, criei crenças e situações que apenas existiam na minha cabeça e obviamente com a consistência nas minhas ações tornei-as reais.

Assim, hoje, faço-te essa pergunta e respondo-te: O teu valor é incalculável. Tu és um ser único, especial e maravilhoso. No mundo não há ninguém como tu, e essa é a resposta. Com as tuas qualidades e defeitos tu és especial e não permitas que ninguém te faça pensar o contrário e, muito menos, tu. Tens de ter cuidado com os teus pensamentos e garantir que não cais no erro de desvalorizar-te sobre nenhum pretexto.

Vou deixar-te umas ferramentas práticas para que te valorizes cada vez mais:

1.Não te compares com os outros;
2.Não aceites menos do que mereces;
3.Aprecia tudo o que tens à tua volta;
4.Mantém relacionamentos com pessoas que te valorizem;
5.Aprende a dizer não;
6.Estabelece limites e prioridades;
7.Conecta-te com o teu interior;
8.Medita regularmente;
9.Segue o teu coração.

Coisas simples e práticas que irão ajudar-te a perceber aquilo que eu já sei: que tu és um ser único, especial e maravilhoso. Nunca te esqueças disso. Não existe um valor associado a quem tu és porque é impossível colocar um preço.

Vou fazer-te outro pedido: cuida de ti. Cuida de ti e dos outros à tua volta. Sempre que for necessário utiliza a máscara, desinfeta as mãos e mantém a distância de segurança. Ao fazeres isto estás a valorizar a vida que tens que é preciosa. Valoriza-te e cuida de ti. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here