Crenças Limitantes – Qual o Impacto na nossa vida

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Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
É importante, essencial e obrigatório controlares os teus pensamentos, sempre. Porquê? De acordo com o modelo cognitivo comportamental os nossos pensamentos influenciam os nossos sentimentos e comportamentos. Portanto, aquilo que fazemos é resultado direto daquilo que pensamos.
Assim sendo, gostaria que analisasses a tua vida agora, neste preciso momento a vida que tens, a situação em que estás, tudo o que construíste é resultado dos teus pensamentos do passado. Ou seja, o que tu vives hoje é fruto do teu pensamento de ontem.

A minha pergunta vai ser: o que queres construir para o teu futuro? E o que vais pensar para fazer essa construção?
Voltando ao teu presente, existe algum projeto que não concretizaste, algum objetivo que não cumpriste? Se a resposta é positiva, posso garantir-te que os teus pensamentos são a causa dessa limitação. Há pensamentos que nos limitam, que não nos permitem seguir em frente. Que nos bloqueiam ou fazem andar em direção contrária ao que realmente queremos. Pensamentos que acreditas serem verdade absoluta, e que te impedem de seguir em frente. A isto chamamos crenças limitantes.

Por exemplo, se tens uma crença de que não és aceite (medo da rejeição) terás muita dificuldade em colocar-te num palco e falar em público. Se falar em público for uma parte crucial do teu trabalho, a situação pode ser complicada, certo?

Primeiramente, como podes identificar as tuas crenças limitantes?

Deixo-te 3 dicas infalíveis:

Dica 1 – Fazer uma lista das nossas crenças
Podes fazer uma pesquisa na internet e encontras uma listagem de crenças limitantes. Identifica todas as frases que reconheces como algo que dizes com frequência, que usas como desculpa para não fazer algo.

Dica 2 – Analisar as crenças
Analisa essas crenças. Quero que procures provas reais e concretas dessas mesmas crenças. Provas irrefutáveis que as tornem verdade absoluta, para ti e para os outros. Posso garantir-te uma coisa: vais ter dificuldade em encontrar porque todas as crenças limitantes são fruto da tua imaginação.

Dica 3 – Analisar o Comportamento
Quais as ações associadas a essas crenças? Por exemplo, não tiras um curso de inglês porque acreditas que nunca vais aprender línguas? Não falas em público porque tens medo de que não te compreendam? Analisa e faz a lista dos comportamentos que tens feito por forma a comprovar a veracidade da tua crença.

Aqui tens o início da mudança na tua vida. Agora que identificaste os pensamentos que te levaram à tua situação atual, sabes que está na tua mão definir a tua situação no futuro. Basta decidires em que é que queres realmente acreditar, em algo que te limite ou algo que te dê a força para avançar?

O processo de alteração de crenças passa pela identificação, desconstrução (análise) e substituição da crença por uma crença possibilitadora.

Construí o Programa New Life a pensar em ti que queres ter os pensamentos corretos para construir o futuro que desejas para ti. Neste programa vamos desconstruir essas crenças e permitir que te libertes do que te impede de atingir os teus objetivos. A segunda turma inicia-se já no próximo dia 4 de maio, às 21H. Podes fazer a tua inscrição enviando email para info@adelaidemiranda.com

Só te faço mais um pedido, peço-te que não abuses da liberdade que nos foi dada e que acredites que se continuares com o pensamento correto relativamente ao covid mais facilmente nos livramos todos disso. Portanto, já sabes: máscaras, distâncias de segurança e lavagem frequentes das mãos. (X)

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