Cuidados com a Imagem em tempo de férias

0
228

Sona Fati
(Consultora de Imagem e Formadora)
Imagem pessoal é tudo que compõe o seu eu. É reflexo de quem é como pessoa em contexto pessoal, familiar, profissional e social. É você seja onde estiver e com quem estiver.

Já imagem profissional de forma sucinta é você no âmbito profissional. A linha que separa uma e outra imagem é tão ténue que é perfeitamente normal algumas pessoas fazerem confusão na gestão das duas imagens e não conseguirem proteger de forma correta a imagem profissional.

Estamos em agosto o período de férias por excelência. É costume em tempo de férias estarmos mais descontraídos, relaxados e totalmente despreocupados com tudo. Isso é perfeitamente compreensível. Mas para descansar não precisa descuidar da sua imagem. Precisa apenas ter em atenção alguns comportamentos para não comprometer o bom nome da sua imagem.

Eu digo sempre e continuarei a defender que existem profissões em que imagem pessoal e profissional têm de estar alinhados constante e consistentemente.

Isto não quer dizer que pessoas que trabalham nessas profissões não tenham direito à vida pessoal e à sua privacidade. Apenas precisam estar mais vigilantes para que comportamentos que por vezes são inocentes em momento de férias e lazer não venham a prejudicar imagem profissional e colocar em causa a credibilidade de todo um percurso pessoal e profissional feito para construção da sua imagem.

A imagem não deve tirar férias, mas…

Para se precaver de dissabores leve na bagagem estas duas dicas e desfrute das férias sem comprometer a sua imagem.

Fotografias e vídeos. É tentador captar os melhores momentos com os nossos e partilhar nas redes sociais. Pode captar à vontade sem reservas, mas pense antes de publicar. Uma vez na internet sempre na internet e mesmo que as suas redes sociais sejam fechadas ao público no geral, o que lá colocar um dia pode vir a tornar-se público. Se tiver na família ou no grupo de amigos aquela pessoa viciada em fotografias e redes sociais converse com eles e coloque os seus limites se permite ou não que partilhem fotografias tiradas consigo neste contexto.

O visual prático, mas não desleixado. Os fatos e gravatas ficam, mas podem ser substituídos por jeans, calções, calças de sarja, tshirts, pólos para homens.

No caso das mulheres, que têm ao seu dispor um mar de opções, podem e devem fazer escolhas minimalistas para facilitar e descomplicar a criação de looks em tempo de descanso.

Aconselho vestidos, saias, calções, t-shirts, blusas, acessórios para o cabelo. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here