Detidos em Lisboa dois migrantes com suposta ligação à estrutura de topo do ISIS/Da`esh

0
188
FOTO: PJ ©

Manuel Matola

Dois migrantes suspeitos de terrorismo e ligações à organização terrorista ISIS/Da`esh, onde “assumiram distintas posições na estrutura”, foram detidos quarta-feira em Lisboa, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ) assinalando, entretanto, que “não foram identificados indícios de que tivessem cometido quaisquer crimes desta natureza em território nacional”.

Em comunicado, a PJ afirma que “as provas recolhidas indiciam que estes dois indivíduos assumiram distintas posições na estrutura do ISIS/Da`esh, sendo os mesmos igualmente objeto de investigação por parte das competentes autoridades judiciárias iraquianas” por indícios da prática dos crimes de adesão e apoio a organização terrorista internacional, terrorismo internacional, e crimes contra a humanidade.

A operação foi conduzida pela Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT) da PJ e contou também com a colaboração do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e, a nível internacional, com o apoio de autoridades judiciárias iraquianas, através da UNITAD-ONU.

Nas detenções e buscas estiveram ainda a magistrada do Ministério Público titular do inquérito e elementos da investigação criminal e peritos da Unidade de Perícia Tecnológica Informática (UPTI) da PJ.

Os dois cidadãos estrangeiros detidos vão agora ser presentes a juiz para o primeiro interrogatório e consequente aplicação das medidas de coação. (MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here