Distorção da Imagem Corporal Masculina

0
116

Claudina Correia
(Consultora de Imagem)
Para melhor entendermos comecemos primeiro por explicar que a Imagem Corporal é a forma como as pessoas se vêem a si mesmas e a Distorção da Imagem Corporal é a visão irrealista do próprio corpo.
É, geralmente, mais comum nas mulheres, mas também afeta muitos homens e uma das causas principais desse transtorno é a necessidade de perfeccionismo.

As indústrias da moda e da beleza têm grande influência no surgimento desses distúrbios na propagação de corpos e belezas (supostamente) ideais e isso faz com que a luta por uma imagem perfeita impeça que se tenha uma consciência realista de si mesmo e causa insatisfação pessoal.

A distorção da imagem corporal leva a obsessão pela mudança do corpo que, na sua maioria, são práticas pouco saudáveis.
Como referi, este transtorno é commumente associado a mulheres mas nos homens acontece com mais frequência do que imaginamos, mas por vergonha ocultam o problema.
Os distúrbios alimentares são um dos principais comportamentos associados a esse transtorno.
A má relação com os alimentos também é causada pela incapacidade de enfrentar os problemas do quotidiano e fraca gestão das emoções. E, tendo o homem a necessidade natural de ter controle sobre tudo e quando não se sente capaz transfere essa ansiedade para o controlo do corpo com dietas e exercícios excessivos.

Não só as mulheres sofrem pressões sociais para obtenção de um corpo bonito e idealmente perfeito. Uma aparência musculosa faz parte da pressão que os homens recebem, pois são atributos associados a poder e força características essas exigidas e desejáveis nos homens.
E para alguns homens ter essa imagem perfeita é quase que critério para se ter sucesso em outras áreas da sua vida como relacionamentos e ter um bom emprego.

Seguem alguns dos sinais que os homens apresentam quando enfrentam este problema:

-Preocupação excessiva com o corpo e peso
-Uso excessivo de substâncias e suplementos alimentares para aumentar ou reduzir o peso
-Uso de esteróides anabolizantes
-Prática de exercício físico mesmo quando gravemente lesionados
-Sentirem-se gordos ou magros de uma forma distorcida
-Diminuição de interesse sexual

A insatisfação com o corpo nos homens é muito aproximado ao da mulher e essa vulnerabilidade para desenvolver transtornos alimentares é muito comum em atletas principalmente aqueles em que o físico exige uma estética específica como ginastas, bodybuilders levantamento de peso, lutadores e bailarinos.

É importante sabermos identificar para ajudar ou encaminhar devidamente pois o que leva muitas vezes à não deteção desses casos é por desvalorização ou desconhecimento principalmente nos homens.

Os distúrbios com a imagem levam também as pessoas a recorrer a cirurgias estéticas para alteração do corpo, que muitas vezes são fatais. Também pode ir muito além do corpo e sim pela insatisfação com o próprio estilo de vida devido às más influências que se recebem das redes sociais com manifestações de estilos de vida perfeitas e luxuosas levando homens e mulheres a consumirem roupas e produtos que nem sempre fazem sentido para si proporcionando uma satisfação ilusória. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here