Estabelecer Objetivos – Preparar para 2021

0
424

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
2021… Estamos a chegar… Temos falado em motivação, amor próprio, autoestima, hábitos… Basicamente temos nos focado em sabermos onde estamos, em nos centrarmos, em nos conhecermos… Está na hora de sabermos onde queremos chegar!

É importante, essencial e obrigatório termos um objetivo, um destino bem definido para sabermos qual o caminho a percorrer para lá chegarmos. Para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.
Contudo, se tens de te mover, se tens de seguir em frente, que seja em direção ao teu objetivo. Mover com o objetivo em mente. Esta semana, Carlos M. Dias, motivador social e ex-jogador de basquetebol, mencionou o seguinte: “as pessoas confundem movimento com progresso”.
A única forma de nos movimentarmos com progresso é sabendo exatamente para onde queremos ir. O mais assustador é que a maioria de nós, não só não tem objetivos, como não sabe como os definir. Como presente de Natal antecipado, deixo-te aqui algumas dicas que vão ajudar-te a definir os teus objetivos para 2021, ou melhor, os teus objetivos de vida.

1 – Pensar no que queremos atingir e não como vamos atingir
O maior motivo pelo qual as pessoas não definem objetivos é por entrarem em pânico ao pensar de imediato como o vão atingir. Ou seja, pensam no que querem e imediatamente começam a encontrar razões pelas quais não o vão conseguir atingir. Focam-se no como. Preocupa-te em pensar no que tu queres. O que realmente queres para tua a vida? O que queres para ti? Não o que os teus pais querem para ti, ou a sociedade quer para ti, mas o que tu queres efetivamente.

2 – Objetivo simples e específico

Quanto mais simples e específico melhor. O nosso cérebro gosta de coisas que não o assustem e que consiga compreender de imediato. Define objetivos como se os tivesses de explicar a uma criança de 3 anos. Quanto mais simples e específico melhor.

3 – Devem ser mensuráveis
Aqui voltamos a focar na simplicidade. Precisamos de objetivos que possamos medir, ou seja, que possamos analisar o seu progresso com o passar do tempo. Por exemplo, se o teu objetivo é “perder” peso, nesse caso tens de definir qual o valor exatamente que queres perder. Mesmo que à partida o teu objetivo não seja mensurável, há sempre formas de analisar o progresso. Por exemplo, se o objetivo é escrever um livro, poderás analisar o progresso em relação à quantidade de páginas ou capítulos que escreveste. Usa a tua criatividade para poderes analisar em que ponto estás.

4 – Planear passo a passo
Agora que sabes qual o teu objetivo está na hora de planear passo a passo. O que tens de fazer para atingir? Se tens dificuldade em visualizar, começa do fim. Usando o exemplo da publicação de um livro, e começando do fim temos as seguintes fases: publicar, enviar para a editora, revisão, terminar o livro, escrever os capítulos, definir o título, definir os personagens, definir o tema… Basicamente, pensa no que queres e começa do fim: o que tens de ter feito para lá chegar?

5 – Definir datas específicas
Estás em janeiro de 2021. Queres publicar o teu livro até dezembro de 2021, então quais as datas a adicionar a cada passo que definiste anteriormente? Por exemplo: enviar o livro para a editora em novembro, rever nas duas últimas semanas de outubro, terminar na segunda semana de outubro…percebes a ideia? Quanto mais específicos forem os passos, mais fácil será definir as datas.

6 – Celebrar
Não esperes até ao final para celebrar. Celebra sempre que terminares uma tarefa. Celebra sempre que puderes celebrar. Aprecia a caminhada. Aprecia a jornada. Imagina-te a conduzir até ao teu objetivo…Vais ficar com os olhos fechados a viagem toda ou vais aproveitar para ver a vista? O mais importante não é a chegada ao destino, mas sim apreciar o caminho até lá chegares.

Agora, toca a arregaçar as mangas e decidir o que queres. Entretanto, relembro que o caminho para nos desviarmos do nosso “querido corona” é muito simples: usa máscaras sempre em frente, vira à esquerda e à direita com o desinfetante, e mantém a distância de segurança.(X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here