Há exposição e conferência online sobre Agostinho Neto hoje na Embaixada de Angola em Lisboa

0
275
Agostinho Neto

Manuel Matola

Uma conferência virtual sobre “A Consciência Nacionalista Angolana na Poesia de Agostinho Neto” e uma exposição online composta por 57 fotografias sobre o percurso do primeiro Presidente angolano marcam hoje o Dia do Fundador da Nação angolana e do Herói Nacional, em cerimónia restrita que se realiza na embaixada de Angola em Portugal.

A exposição virtual, a que se deu o nome de “Dr. António Agostinho Neto – Memórias Fotográficas”, será inaugurada às 11 horas no endereço eletrónico da página oficial da Embaixada de Angola em Portugal.

“Trata-se de uma exposição composta por 57 fotografias que, de alguma forma, pretendem reflectir aquilo que foi a vida e a obra do Fundador da Nação e que pode ser vista através do endereço eletrónico da página oficial da Embaixada de Angola em Portugal, www.embaixadadeangola.pt”, refere uma nota da instituição diplomática enviada ao jornal É@GORA.

Segundo o comunicado da Embaixada de Angola em Portugal, para assinalar o 17 de Setembro, a missão diplomática angolana em Lisboa elaborou um programa especial do Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, que está inserido nas comemorações do 45º Aniversário da Independência Nacional.

Médico, escritor e político, Agostinho Neto foi uma das principais figuras angolanas no século XX. Foi presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola, atual partido no poder em Angola, que dirige o país desde a independência, em 1975. Neste ano tornou-se o primeiro Presidente de Angola até a sua morte em 1979.

Medidas de contingência

No rol das atividades da efeméride consta uma conferência virtual, denominada “A Consciência Nacionalista Angolana na Poesia de Agostinho Neto”. O evento, a ser transmitida através do aplicativo “Zoom”, contará com a participação de uma dezena de personalidades angolanas e estrangeiras.

“Para assistir a esta conferência, basta clicar colocar o ID 297 161 6479 seguido da palavra-passe kilamba”, indica a nota da missão diplomática angolana em Lisboa.

Devido às medidas de contingência impostas pela Covid-19, a embaixada de Angola em Portugal refere que, contrariamente ao que sucedeu em anos anteriores, neste, “a cerimónia será restrita e meramente simbólica”.

Ou seja, “o Embaixador Carlos Alberto Fonseca depositará uma coroa de flores no busto de Agostinho Neto que se encontra nas instalações da missão diplomática de Angola em Portugal”. (MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here