Manuel Matola
Os imigrantes residentes em Portugal contam, desde o início desta semana, com mais dois centros de Apoio à Integração: um na zona de Entroncamento e outro em Abrantes, cujas inaugurações decorreram esta terça-feira na presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações e dos respetivos presidentes daquelas autarquias.
Os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) têm como missão central promover um atendimento integrado, criando pontes culturais e linguísticas com os imigrantes enquanto clientes das diversas estruturas locais, que devem fornecer informação e dar todo apoio necessário para facilitar o acolhimento e integração dos estrangeiros a nível local, no âmbito do processo de promoção de interculturalidade.
A inauguração do CLAIM Entroncamento, nesta terça-feira, resulta de um protocolo celebrado entre o Alto Comissariado das Migrações (ACM) e o Município de Entroncamento, enquanto a de Abrantes decorre de uma parceria oficializada entre o ACM e a Associação Vidas Cruzadas.
“Com estes dois novos espaços de apoio integrado, a Rede CLAIM alcança os 108 centros instalados em território nacional, aos quais se somam os três Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes, em Lisboa, no Porto e em Faro”, refere uma nota do ACM a que o jornal É@GORA teve acesso. (MM)