Haverá peregrinação dos Imigrantes e Refugiados a Fátima em agosto

0
373
FOTO: Global Imagens

Manuel Matola

A Conferência Episcopal vai organizar uma peregrinação dos Imigrantes e Refugiados ao Santuário de Fátima, no âmbito da comemoração dos 60 anos da Obra Católica Portuguesa de Migrações e os 50 anos da Semana Nacional de Migrações, que decorre de 07 a 14 de agosto.

Com a Peregrinação dos Imigrantes a Fátima, “teremos a oportunidade de colocar aos pés da Virgem todos os nosso trabalho e propósitos, unindo a nossa oração à oração dos nossos irmãos Migrantes e Refugiados”, diz uma nota a que o jornal É@AGORA, teve acesso.

Segundo a organização, “o número de imigrantes a chegarem a Portugal aumenta todos os dias, com os desafios que isso acarreta; a realidade dos refugiados e do tráfego humano, que chegam à Europa, entra-nos pelos olhos e pelo coração adentro”.

Há 50 anos que a Conferência Episcopal Portuguesa, tutelada pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, promove a Semana Nacional de Migrações, que este ano decorre sob o repto do santo padre no sentido de “rezar e construir o futuro com migrantes e refugiados”.

“O coração da semana será a peregrinação do migrante e do refugiado ao Santuário de Fátima 12 e 13 de agosto, presidida pelo D. Edgar Moreira da Cunha, bispo de Fall River. Com alegria iremos retomar a vigília de oração animada pelos secretariados diocesanos de Migrações, comunidades católicas da diáspora e capelania nacional ucraniana”, lê-se na nota.

De acordo com a Conferência Episcopal, a Peregrinação do Migrante e do Refugiado a Fátima, 12 e 13 de Agosto de 2022 vai ter o seguinte programa:

Sexta-feira – 12 de Agosto
16:00 – Conferência de Imprensa de apresentação da Peregrinação, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, promovida pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, em conjunto com o Santuário de Fátima.
16h 30 – Celebração com doentes – Basílica da Santíssima Trindade
17h30 – Procissão para o Altar do Recinto
21:30 – Bênção solene das velas e Rosário, na Capelinha das Aparições, seguida de Procissão das velas.
22:30 – Celebração da Palavra, presidida por D. Edgar Moreira da Cunha, Bispo de Fall River – EUA
Sábado – 13 de Agosto
00h00-01h00: Adoração Eucarística, na Basílica de N.ª S.ª do Rosário
01h00-02h00: Veneração dos Santos Francisco e Jacinta Marto, na Basílica de N. S.ª do Rosário
02h00-03h15: Via-Sacra, no Recinto de Oração
03:30-04:15: Celebração Mariana, na Capelinha das Aparições
04:30-05:30: Missa, na Basílica de N.ª S.ª do Rosário de Fátima
05:30-07:00: Adoração Eucarística, com Laudes do Santíssimo Sacramento, na Basílica de N.ª S.ª do Rosário de Fátima
07:00: Procissão Eucarística no Recinto de oração
09:00 – Rosário, na Capelinha das Aparições.
10:00 – Eucaristia, presidida por D. Edgar Moreira da Cunha, Bispo de Fall River – EUA , incluindo-se oferta do trigo, a bênção dos doentes, a consagração, terminando com a Procissão do Adeus. (MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here