(Consultora de Imagem e Formadora)
É da moda que vem quase tudo que é necessário para construir a imagem visual.
Hoje, a imagem vai para além do culto. Estamos na era em que imagem é tudo. Como ferramenta de comunicação a imagem desempenha um papel fundamental. Já não é o simples ato de se vestir. Hoje veste-se para contar história e deixar marca pessoal. Exemplo disso é Michelle Obama. No documentário sobre a sua história de vida Michele Obama admitiu a importância e necessidade que teve de recorrer à moda para construir a sua imagem como primeira dama. Não teria de o fazer, mas ainda bem que o fez. Veio ajudar a desmistificar o recurso à moda por parte de determinados setores para comunicarem a mensagem que pretendem através da imagem visual.
Existem áreas que sabem muito bem como beneficiar da moda para construir imagem de poder. E fazem com mestria, de forma subtil, porém impactante.
A mulher do momento vem de uma dessas áreas. Kamala Harris, a candidata à vice-presidente nas eleições norte americanas de novembro de 2020. Politiquices à parte. O meu olhar de Consultora de Imagem não ficou indiferente à mensagem poderosa que Kamala Harris transmite. Ela chegou já com uma imagem de marca. Apresentou-se de estilo clássico, maioritariamente vestida de fato com cores sóbrias, acessórios discretos, bem penteada e maquilhagem discreta. Tudo isto passa uma imagem simples, apelativa, sustentada por atitude firme e simpática. É a mulher do momento, conceito que visualmente lhe assenta muito bem.
Ao estilo de Kamala Harris há três lições a retirar
Primeiro: uma mulher não tem de perder a feminilidade quando exerce cargo de poder. É a feminilidade que lhe distingue e lhe torna especial e autêntica;
Segundo: pessoas que exerçam cargos de poder podem ter estilo;
Terceiro: não basta estar no poder, é preciso vestir-se de forma empoderada, seja homem ou mulher.
A moda como ferramenta de comunicação é o aliado mais poderoso que se pode ter por perto. (X)
Totalmente de acordo.