O Suspeito de nacionalidade Inglesa, mas com família em Portugal, conduzia uma viatura de matricula estrangeira, e segundo testemunhas apresentava distúrbios psíquicos, ou seja, o Surto Psicótico uma doença do fórum psicológico onde o individuo confunde o imaginário com o real criando contrariedade de ideias.
De acordo com a PSP, o condutor entrou “em sentido contrário na Rua Cidade de Bissau nos Olivais, em Lisboa, embateu em nove viaturas ligeiras e num autocarro da Carris”. E, num primeiro momento, ter-se-á recusado a abandonar a viatura, mesmo após a presença e pressão da PSP. Permaneceu cerca de uma hora dentro da viatura até ser detido pelas autoridades sem oferecer resistência.
O condutor foi internado compulsivamente, ou seja, contra a sua vontade. Este tipo de internamento acontece “por decisão judicial” e é dirigido a um “portador de anomalia psíquica grave que crie, por força dela, uma situação de perigo para bens jurídicos”, segundo a Lei de Saúde Mental
Segundo o site a mente é maravilhosa diz que “Os surtos psicóticos fazem com que a pessoa afetada tenha ideias e percepções anormais, assim como uma perda de contato com a realidade e mudanças de comportamento. É produzida uma ruptura da realidade de maneira temporal. A pessoa que apresenta um surto psicótico vê a realidade alterada, não podendo funcionar normalmente em seu entorno”.
As principais características dos surtos psicóticos são delírios, alucinações, Pensamento e/ou comportamento desordenado, aparência física descuidada e isolamento social.