Lisboa – Debate em seminário internacional situação das mulheres negras e afrodescendentes

0
390

A capital portuguesa, Lisboa, vai acolher na segunda-feira, dia 27, um seminário internacional que irá debater a situação das mulheres negras e afrodescendentes em Portugal, um evento que contará com a presença de Dalia Leinarte, presidente do Comité da ONU da Convenção Contra Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres.

Durante a reunião haverá várias mesa-redondas sobre as medidas de integração e contra a discriminação deste grupo populacional, indica o programa enviado pelo Gabinete de Apoio Técnico às Associações de Imigrantes e seus descendentes.

Pelo menos seis líderes de organizações que lutam contra a invisibilização e o silenciamento de mulheres negras e Portugal irão intervir na conferência que tem como lema “Seminário Internacional sobre Intersecionalidade: A situação das Mulheres Negras e Afrodescendentes”.

Uma das principais intervenientes é a presidente e fundadora do Instituto da Mulher Negra em Portugal, Joacine katar Moreira, que é candidata às eleições europeias que decorre um dia antes do seminário internacional.

Também estará presente a jornalista e socióloga que preside a Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana, Luzia Moniz, bem como a cofundadora da Associação de Mulheres Negras, Africanas e Afrodescendentes em Portugal, Raquel Rodrigues, e a secretária geral da Mén non – Associação de Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal, Ilidiacolina Vera Cruz.

De fora de portas vão estar presente a responsável pela organização Afrika Youth Movement, Sodfa Daaji, a ativista política Linda Bellos, fundadora do Black History Month do Reino Unido, e ainda Anna Zobnina, da European Network of Migrant Women.

Portugal é Estado Parte de instrumentos internacionais vinculativos nestas matérias, no quadro das Nações Unidas, do Conselho da Europa, da União Europeia e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

(By: MM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here