(Consultora de Imagem)
As marcas que praticam este tipo de luxo são conhecidas por um público mais selecto, que valoriza o cuidado com os detalhes, a elegância e discrição. Algumas das marcas mais conhecidas que seguem esse conceito são Hermès, Bottega Veneta, Brunello Cucinelli, Lemaire, The Row, Kendall Roy, Maison Margiela, Loro Piano, entre outras. O público “old money” não tem a necessidade de estampar seus logos em seus produtos, mas ainda assim são reconhecidas por sua qualidade e sofisticação.
O luxo silencioso se diferencia do luxo exibicionista, aquele que carrega logotipos gigantescos e exibe uma riqueza de maneira exagerada. Ele se concentra em materiais duráveis e intemporais, como couro, cashmere, seda e linho, e não em tendências passageiras. O luxo silencioso valoriza a simplicidade e a sutileza, em vez dos excessos.
As marcas top de luxo como Louis Vuitton, Gucci e Chanel também têm peças dentro do padrão luxo silêncio que são destinadas a um público igualmente selecto. As peças com logos expressivos são criados especificamente para pessoas que gosta de ostentar, como por exemplo jogadores de futebol e suas esposas, alguns artistas de cinema e música, pessoas que começaram a ganhar muito dinheiro e que são considerados “os novos ricos” – new money – que sentem a “necessidade” de mostrar que têm posses e (em muitos dos casos não têm assim tantas posses) as marcas aproveitam-se de pessoas com essa mentalidade e criam coleções a elas destinadas.
De entre celebridades e personalidades influentes encontramos também muitos que adotam o luxo silencioso, que procuram uma elegância mais discreta e sem exageros. Entre eles temos Victoria Beckham, Warren Buffett, Emma Watson, Mark Zuckerberg, Angelina Jolie, Steve Jobs, Georgio Armani, Cate Blanchett, entre outros.
Além disso, a tendência do luxo silencioso tem agradado também ao público mais jovem, que procura produtos de alta qualidade sem precisar mostrar isso ao mundo. Este tipo de consumidor tem menos interesse em possuir uma grande quantidade de produtos com logos enormes e estão mais interessados em investir em peças únicas e duráveis.
O luxo silencioso apesar de não ser um conceito verdadeiramente recente, tem se revelado, ultimamente, numa “tendência” que parece ter vindo para ficar, pois está alinhado com uma mudança de mentalidade do consumidor moderno, que procura produtos mais duráveis, sustentáveis e com estilo atemporal. Com o tempo, essa “tendência” pode se tornar ainda mais presente, à medida que a busca pelo consumo consciente cresce cada vez mais. (x)