Maquilhagem – Como, quando e onde?

0
445

Claudina Correia
(Consultora de Imagem)
Uma vez mais trago o tema sobre a relação da mulher com a maquilhagem. Apesar do seu desenvolvimento, de existir nas várias formas, tamanhos, preços e marcas, mesmo que faça parte do dia a dia da maioria das mulher, ainda há muitas dúvidas e inseguranças quanto ao seu uso.

Enquanto consultora de imagem o que mais ouço as mulheres dizerem é que não gostam de usar maquilhagem, mas têm produtos entre seus cosméticos em casa e quando a conversa se aprofunda percebo que há muitas crenças por detrás: receio de sentir-se transformada, das opiniões alheias, de que estraga a pele e o de não saber como e a quantidade certa de usar.

Uma das maiores crenças existentes é de que existe um ritual pre definido de como aplicar os produtos na pele e qual a quantidade mínima a ser aplicada. Isto tudo devido aos tutoriais onde ensinam técnicas super complicadas e que não se aplica às necessidades de todas as mulheres. E quem não consegue fazer dessa forma, acha-se incapaz e acaba por rejeitar.

Existe um peso muito grande sobre as mulheres no que se refere à beleza, não só em relação à maquilhagem, mas ao seu cabelo como também ao seu corpo. O que cria muitas inseguranças na mulher sobre as escolhas a fazer.

Já referi aqui várias vezes que somos seres em constante procura de aceitação e pertença e procuramos acima de tudo nos encaixar nos padrões dos grupos aos quais estamos inseridos ou gostaríamos de nos inserir.

Há dias a minha mãe disse-me para não usar muita maquilhagem para não estragar a minha pele Apesar de eu saber que é um mito, não me impediu de parar e pensar: será que estou realmente a usar tanta maquilhagem? Eu tenho consciência de que não uso muita maquilhagem, pois para além da preguiça de o fazer o dia a dia, prezo muito mais por realizar os cuidados básicos diários (para o qual não tenho preguiça nenhuma). Isso para mostrar que esses grupos aos quais pertencemos são compostos por pessoas muito próximas, o que torna as coisas ainda mis difíceis. Pois, sei também que muitas outras mulheres rejeitam o uso da maquilhagem porque recebem comentários semelhantes.

O que todas as mulheres querem, sem excepção, é sentirem-se bonitas tal como são. Mas os ideais de beleza fazem com que se comparem umas com as outras e quando acham que não estão dentro dos padrões, acabam por auto sabotarem-se. Isso também se aplica a maquilhagem pois usam-na para disfarçar suas ditas “imperfeições”.

Depois de mostrar as minhas clientes que usar apenas um batom ou um rímel também é usar maquilhagem, elas conseguem ver o poder no realce apenas dos olhos ou dos lábios sem precisar de usar muitos produtos nem se sentirem transformadas.

E esse é o papel da maquilhagem, realçar e empoderar a beleza individualmente. A quantidade varia sim de acordo com o local e o momento, mas deve ser sempre na dose certa das nossas necessidades e desejos. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here