Moda Dopamina: A nova tendência mental health friendly

0
141

Claudina Correia
(Consultora de Imagem)
Que a moda tem influência nas nossas vidas já não é novidade e tem sido várias vezes mencionado nos meus artigos anteriores.
A moda acompanha-nos em toda a evolução da história humana e, além dos benefícios já conhecidos como melhorar o posicionamento pessoal e profissional, usar roupas que nos assentam bem e nos deixam mais bonitos provoca em nós uma sensação de bem estar.

O bem estar que tem vindo a ser procurado através da moda é o que traz conforto (sem descurar do estilo, obviamente) e com a pandemia isso veio a sacramentar-se. Além de olhar para si e gostar do que vêem, as pessoas hoje em dia querem se sentir bem, confortáveis.

A moda dopamina vem confirmar o papel que a moda tem vindo a desempenhar desde o inicio do século XIX, a representação do que somos, do que vivemos e como nos faz sentir.
Dopamine Dressing é o reflexo que se pretende pós pandemia – vontade de sair e celebrar.
Dopamina, segundo a Revista Portuguesa de Psicossomática, é um importante neurotransmissor envolvido no controlo motor, funções endócrinas, cognição, compensação e emotividade; ou seja, o neurotransmissor desempenha vários papéis importantes no cérebro e no corpo relacionado ao prazer e a sua associação com a moda pode ser brevemente explicada por um estudo realizado, em 2012, por um professor britânico onde mostra que a confiança dos participantes aumenta quando usavam roupas que tinham valor simbólico para eles.

Como referi acima, a pandemia reforçou a necessidade de conforto, um estilo mais simples e sóbrio até. Já esta nova tendência desperta a vontade de sair e “aparecer”.
A principal característica desta nova tendências são as cores e texturas fortes, brilhos, estampas e volumes onde tudo é permitido e a única regra é ser feliz.

Para tirar melhor partido desta tendência escolha cores que melhor harmonizam com a sua pele (cores quentes ou frias) pois normalmente são as que já gostamos de usar. Dentro dessas cores escolha as mais fortes e intensas possíveis e combinem com outras cores ou padrões igualmente fortes. Não se esqueçam que os acessórios são poderosos aliados. Informem-se como combinar cores e padrões e deixem-se levar por esta nova onda. É um excelente motivo para sair da zona de conforto e explorar novas possibilidades para a sua imagem, pois esta tendência garante, pelo menos, boa disposição.

O confinamento mexeu com a saúde mental de muitas pessoas provocado pelo isolamento e isso também permitiu ao mundo estar mais atento a esta doença que até então estava a ser tratada como tabu. A moda dopamina vem, através das cores, reaproximar as pessoas e devolvê-las ao convívio social.

Deixo aqui uma sugestão: é fundamental inspirar-se e celebrar a Moda todos os dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here