Moda e estilo não têm idade nem regras!

0
149

Claudina Correia
(Consultora de Imagem)
Já ouviram falar de Iris Apfel? É uma influencer de moda que completou 100 anos em Agosto de 2021.
Iris quebra paradigmas não só por ser uma referência de moda com a idade que tem como também por não ser nada convencional no seu estilo. É uma mulher conhecida por usar roupas extremamente coloridas, de misturar com padrões e acessórios ousados.

Segundo as regras sociais, existem roupas adequadas para determinadas idades; e além de roupas, existe também a forma certa de as conjugar. Certo tipo de maquilhagem não pode ser usada para mulheres depois de certa idade.

Certo que as regras existem para ajudar as pessoas a viver melhor em sociedade, mas acredito também que as regras são criadas com base nos interesses económicos. A produção de mais produtos e o marketing que atribui nicho a cada produto.
Claro que a economia é importante para a sociedade e quando está bem todos ou quase todos beneficiamos, pelo menos teoricamente.

Mas as regras segregam as pessoas, principalmente quando as pessoas não se revêm nelas. As regras obrigam as pessoas a seguir determinadas condutas que não se aplicam a sua forma de pensar e de viver. As regras determinam que todas as pessoas estão incluídas no mesmo padrão, que são todas iguais. As regras fazem com que as pessoas que não as “respeitam” ou que por alguma razão não se encaixam sejam alvo de criticas. As regras fazem com que algumas pessoas se achem superiores a outras. As regras fazem com que muitas pessoas sucumbam na depressão e outras até morram.

A moda tem sido um alicerce de escape para muitas pessoas face às regras. A moda tem evoluído de forma as pessoas todas poderem ter espaço para se expressar. Mesmo debaixo de chacota, as pessoas começam a ter as peças de roupa que as permite vestir de acordo com as suas verdades.

Iris Apfel diz que “…é preciso ter atitude.” Todas as pessoas que fizeram história tiveram de quebrar paradigmas, quebrar regras. Precisamos acima de tudo fazer história em nossas próprias vidas. Há uma frase que diz que “o maior desafio da vida é ser você mesmo”. O autor é desconhecido, mas para sermos nós mesmos há uma outra citação que faz ainda mais sentido para mim do que também de um autor desconhecido: “O maior desafio da vida é descobrir quem você é, o segundo desafio da vida é ser feliz com o que descobriu.”
Para sabermos se encaixamos ou não nas regras, precisamos saber antes quem somos. É preciso também conhecer as regras para saber como “quebrá-las”.

Na moda o mais importante é encontrar aquilo que nos serve, tanto o corpo como as nossas preferências. O estilo somos nós que fazemos e não nos devemos deixar limitar pela idade, regras ou outras convenções. É ter atitude…é ousar! (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here