(Consultora de Imagem e Formadora)
Por que a etiqueta ainda não conseguiu o mesmo feito da moda? É uma questão que faço a mim própria muitas vezes em especial nesta era em que quase tudo, do trabalho ao lazer, da educação à cultura, acontece online. Em termos de imagem quando me perguntam, e acredite que são muitas vezes, qual o dress code para estar online, a minha resposta é pronta e o mais facilitadora possível. Esteja como costuma estar fora do online.
O facto da vida estar acontecer mais vezes online não nos despe da nossa existência, credibilidade, exigência, rigor e profissionalismo. Podemos viver as experiências com leveza, mas devemos evitar o desleixo. Quando a pandemia acabar com que cara vai querer ver as figuras que porventura fizera no digital?
Aparecer de pijama num meeting zoom vai ser agradável de se ver?
Estar online e manter ao mesmo tempo conversa com outros elementos de casa aos gritos com o microfone ligado, vai ser agradável de se ver?
Pode parecer engraçado, mas acredite não fica bonito. Com tudo isto escrevo este post nesta semana em que os miúdos regressaram às aulas online. Miúdos e graúdos ficamos todos no mesmo barco com ónus de responsabilidade do lado dos graúdos como elementos que devem dar o exemplo no comportamento correto a ter online.
Partilho consigo os principais cuidados a ter em consideração quando estamos online seja em trabalho, estudo, reunião ou assistir conferência, seminário ou webinar.
Tenha cuidado com a roupa, cabelo, maquilhagem barba e postura.
Peça ajuda as pessoas de casa de possível a não fazerem barulho durante o tempo que estiver online. Para tal precisa dar conhecimento aos demais elementos de casa dos dias e horas em que vai estar online e a quando termina.
Evite manter conversa com os restantes elementos de casa enquanto estiver online.
Uma vez online, desligue o microfone, ligue apenas quando for falar.
Se por algum motivo tiver de se ausentar, lembre-se de desligar a câmara e microfone do seu dispositivo digital. (X)