(Consultora de Imagem)
Moda é o que nos é oferecido ao longo do anos, nas apresentações a cada nova coleção e suas variações dependem de acontecimentos mundiais e do comportamento da sociedade, mas a escolha para as diferentes ofertas vai de acordo com os gostos pessoais.
Atualmente as escolhas do que vestir vai muito além da modelagem ou da cor. Dependem também da política interna que cada marca adquire no que concerne aos impactos sociais e ambientais. Hoje em dia as pessoas não vestem apenas roupas, elas vestem causas. O estilo de cada pessoa não se limita a sua roupa, mas também a forma como vive…o seu estilo de vida!
Cada vez mais são as marcas que emergem no mundo da moda e cada uma traz o seu conceito, a sua história. Encontram-se desde marcas que defendem a expressão da personalidade, que sejam mais inclusivas, os com materiais excêntricos, os que revertem os seus lucros para causas sociais ou mesmo os que produzem através de materiais re-aproveitados. Cada um atrai seus consumidores, aqueles com que seus estilos se identificam com as ideias e princípios.
Muitos são os que dizem não seguir a moda, por ser futilidade… e seja qual for a escolha, está sempre associada a moda, pois esta divide-se em diferentes sectores desde a alta costura, prêt-a-porter, fast fashion, ecológicas, etc…
E por outro lado temos consumidores de uma moda mais rotativa, mais popular e também está tudo bem.
O que realmente faz com que a moda seja fútil é a forma de consumo, sem consciência do seu impacto e sem consciência do que representa para si, quando se consome sem conhecer-se a si mesmo e vestir-se só por vestir (em consumo excessivo e desgovernado) apenas para seguir a popularidade.
O autoconhecimento aqui torna-se um fator fundamental, para nos ajudar a olhar para as ofertas e fazer as escolhas certas e adequadas a nós e ao nosso estilo de vida. (X)