Moda, Estilo, Identidade e Posicionamento

0
589

Claudina Correia
(Consultora de Imagem)
Que a moda é um meio de expressão e posicionamento já não é novidade para vocês pois friso em quase todos os artigos que trago por aqui.

Na verdadeira definição, a moda significa um uso ou costume que está em maior evidência em uma região, mas hoje em dia com a globalização a moda (o vestir e o comportamento) é semelhante em quase toda a parte do mundo, existindo diferença apenas na estação ou clima em que se encontra uma determinada região.

Sabendo a definição de moda facilmente percebemos que não é por aí que conseguimos notar a diferenciação ou posicionamento já que ela representa o comportamento de um conjunto de pessoas.
O que realmente nos vai fazer destacar pela unicidade é o estilo, aquilo que temos em nós de único. A definição de estilo é a forma de fazer/expressar algo.
Ou seja, a moda é uma ferramenta que usamos para expressar a nossa identidade e nos posicionarmos.

Acredito que muitos de nós conhece ou se lembra de alguém que é facilmente identificada pela forma que ela usa determinada peça de roupa ou mesmo por usar sempre um elemento específico na sua forma de vestir.
Temos um exemplo internacional que todos conhecemos, a falecida Rainha Isabel II, que ficou conhecida por usar, em todas as suas aparições públicas, roupas com cores muito vivas a combinar com chapéus vistosos. Usava combinações monocromáticas (a mesma cor da cabeça quase até aos pés), a sua mala pequena e estruturada às vezes da mesma cor e os seus broches nunca faltavam. Um estilo que a permitiu distinguir-se.

O que ainda destacava mais a imagem da rainha na sua forma de vestir foi o facto de nunca ter acompanhado a moda circular, manteve-se sempre fiel ao seu estilo, a uma moda clássica e atemporal. Os seus looks não só a destacavam pela diferenciação mas também para facilmente ser identificada, pelos seus seguranças, no meio da multidão.
Uma imagem que sempre comunicou consistência, coerência e, por consequência, autoridade.

Na sua última aparição oficial, na tomada de posse da nova Primeira Ministra, Liz Truss, a rainha usou uma saia xadrez que faz referência ao local onde se realizou a cerimónia, a Escócia, mostrando também a importância da adequação da nossa imagem ao local ou evento em questão.
Elegância é adequação.

Não foi necessário fugir ao seu estilo para se vestir de forma adequada – uma outra lição que podemos tirar daqui -, uma vez que muitos de nós pensa que respeitar os códigos de indumentária de um certo local/evento significa colocar de lado quem somos. Não é bem assim, pois é sempre possível unir as duas coisas.

E, por incrível que pareça, nessa última aparição oficial da rainha, as cores que usou foram mais sóbrias, com menos vida. O que vem mostrar que as cores que usamos revelam o nosso estado de espírito. Acredito que a rainha comunicou isso, mesmo sem intenção. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here