Manuel Matola
A empreendedora luso-santomense Neusa Sousa, fundadora do Chá de Beleza Afro, plataforma de networking, promoção e empoderamento das mulheres africanas e afrodescendentes em várias esferas da sociedade, consta da lista deste ano do Top 100 mulheres no Empreendedorismo Social pela Euclid Network.
A ativista e impulsionadora do afroempreendedorismo é das poucas portuguesas distinguidas e vai por isso participar na Cimeira do Impacto agendada para os próximos dias 24 e 25 de março.
A indicação ao Top 100 mulheres no Empreendedorismo Social é feita pela Euclid Network, uma comunidade europeia de profissionais da sociedade civil que pretende criar sinergias através das fronteiras para uma comunidade mais forte, mais inovadora e mais sustentável.
Em 2022, Neusa Sousa, repórter e produtora de conteúdos do programa Bem-Vindos da RTP África, lançou o Afroteacast, um podcast de autoria onde aborda temas ligado ao universo feminino, problemas sociais, questões da africanidade, do pan-africanismo e capitalismo, que considera “necessários, importantes e urgentes para o debate e reflexão públicos”.
Em nota hoje divulgada, a fundadora da plataforma de promoção de debates e ciclos de conversas sobretudo entre mulheres africanas e afrodescendentes refere que a distinção como uma das Top 100 mulheres no Empreendedorismo Social pela Euclid Network prende-se com o seu trabalho no projeto Chá de Beleza Afro e resulta também do impacto de “muitas outras ações sociais de luta anti-racista e feminista” em Portugal.
Ao longo dos últimos 15 anos, a Euclid Network tem fomentado o empreendedorismo e a inovação social na Europa através do intercâmbio de conhecimentos, desenvolvimento de capacidades, trabalho em rede e advocacia internacional.
A plataforma combina os conhecimentos especializados de 21 países europeus para capacitar o empreendedorismo social na promoção de mudanças positivas.
“Para capacitar as mulheres líderes na Europa e acelerar o progresso em direção a um mundo mais igualitário em termos de género, a Euclid Network lançou a Iniciativa Top 100 Women in Social Enterprise. Desta forma, celebra e enaltece as mulheres no sector das empresas sociais, destacando o seu percurso de impacto e as suas realizações, criando um espaço de partilha e networking para que possam aprender, evoluir umas com as outras e inspirarem-se mutuamente”, lê-se na nota enviada ao jornal É@GORA.
Neusa Sousa, 29 anos, nascida em São Tomé e Príncipe e naturalizada portuguesa, é licenciada em Turismo e mestranda em Estudo das Mulheres – As Mulheres na Sociedade e Cultura, ministrado pela Universidade Nova de Lisboa.
A sua principal marca – o Chá de Beleza Afro do qual é fundadora e CEO – é um evento que conta com seis edições, sendo que a deste ano centra-se no tema “O caminho para o sucesso”. (MM)