Novo Governo em São Tomé e Príncipe

0
266

Jorge Bom Jesus é o novo Primeiro-ministro do governo de São Tomé e Príncipe

Depois de vários impasses, no período pós-eleitoral, São Tomé e Principe tem um novo governo. O decreto Presidencial nomeou os membros do governo que já tomaram posse.

Doze Ministérios e duas Secretarias de Estado, compõem o décimo sétimo governo constitucional, liderado por Jorge Bom Jesus que foi investido a 3 de Dezembro de 2018 pelo Presidente Evaristo Carvalho.

Dos estreantes constam Osvaldo Vaz, que vai ter o pelouro do Ministério do Planeamento, Finanças e Economia azul. Osvaldo Vaz é economista e antigo diretor da Empresa Nacional de Combustíveis e óleos, tendo igualmente exercido durante vários anos a sua atividade profissional na empresa angolana Sonangol.

Outro estreante é Francisco Ramos, ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural, que recentemente foi responsável da cooperativa de pimenta e baunilha. O Governate é formado em agricultura e quadro deste ministério.

Entre os novatos estão igualmente, Wuando Castro que será ministro da Presidência do conselho de ministros e Assuntos Parlamentares, Adlander Matos, ministro do Trabalho, Solidariedade, Família e Formação Profissional, Vinícius de Pina que terá a seu cargo a pasta da Juventude, Desporto e Empreendedorismo e Eugénio Graça que vai exercer as funções de Secretário de Estado do Comércio e Indústria.

O novo governo inclui quatro ministras, nomeadamente Elsa Pinto, que será a segunda figura do executivo e ocupará a pasta dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Ivete Correia, como ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos, Julieta Rodrigues que estará a frente do Ministério da Educação e Ensino Superior , bem como Maria Lavres, natural do Príncipe, que terá sob a sua tutela o Ministério do Turismo, Cultura, Comércio e Indústria.

Dos ministros e secretários de Estado com experiencia governativa, constam, Óscar Sousa, que regressa ao Ministério da Defesa e Ordem interna, Elsa Pinto que chefiará o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades e que no passado exerceu as funções de ministra da Justiça e da Defesa, Osvaldo Abreu que regressa ao seu anterior Ministério das Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos naturais e Ambiente, Edgar Neves que volta a ocupar a pasta de ministro da Saúde, assim como Adelino Lucas que vai exercer pela segunda vez o cargo de secretário de Estado da Comunicação Social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here