(Consultora de Imagem)
E para as mulheres é através do cabelo que as mulheres manifestam a sua beleza, principalmente os cabelos longos e isso faz com que muitas mulheres recorram às extensões e alongamentos e pagam o preço que for para os aplicar.
O cabelo também é representação cultural. Nos últimos anos temos vistos o regresso ao cabelo natural de mulheres africanas pela recuperação da sua identidade e isso também se verifica nos homens africanos ao exibirem o seu afro com orgulho. As marcas de produtos capilares têm ampliado a sua gama para dar resposta a esta nova procura.
As simbologias do cabelo variam de religião para religião. Para os budistas raspar o cabelo significa o desapego de bens materiais como também não pintam nem arrancam os cabelos brancos pelo respeito que isso transmite devido a idade e amadurecimento.
Na religião muçulmana o cabelo das mulheres é visto como ferramenta de sedução, razão pela qual cobrem os cabelos quando estão em público.
O cabelo tem tanta força que antigamente era usado como punição para as mulheres que traíam a sua nação.
Tanto para mulheres como para os homens o seu cabelo é sua identidade e pelo qual facilmente se afeta a auto-estima. Verificamos bem isso quando os doentes de cancro perdem o cabelo devido aos tratamentos de quimioterapia. Como também percebemos o quão inseguros se fica quando existem outros problemas que afetam o cabelo.
Numa percepção mais estética, o cabelo tem grande importância na nossa imagem. Quando nos produzimos em ocasiões especiais e mesmo no dia a dia o cabelo tem a sua dose de preocupação. Qual o penteado, qual o corte, qual a cor? Se não ficar como esperado ou se causar estranheza gera desconforto. Ele tanto pode impulsionar como sabotar a imagem, tanto pela saúde como pelo aspecto.
O trabalho o consultor de imagem passa pela harmonização do cabelo com o formato de rosto e tonalidade da pele. É importante manter a saúde do cabelo por tudo o que representa. A nossa identidade, a nossa imagem e a nossa auto estima. (X)