(Consultora de Imagem)
Filho de pais imigrantes ganeses, nasceu nos EUA, em Rockford, arredores de Chicago. Graduou-se em Engenharia Cvil e com mestrado em Arquitectura.
Foi ainda enquanto estudava arquitectura que começou a desenhar as suas t-shirts e foi durante esse processo que conheceu Kanye West e se tornaram grandes amigos. Estagiaram juntos, em 2009, na Fendi (uma das marcas pertencentes ao grupo LVHM) e desde então Michael Burke, CEO da Fendi, ficou admirado com a potencialidade de Virgil.
Ainda em 2009 Virgil começou a trabalhar como assistente criativo de Kanye West, cooperando na criação de capas de álbuns, cenários, merchadising e outros. E em 2010 assumiu oficialmente o posto de diretor artístico da agência de conteúdos do rapper.
Este seu trabalho permitiu-o entrar para o mundo do hip hip e ainda ser nomeado para o Grammy.
Criou a sua primeira marca, Pyrex Vision em 2012, que tinha como conceito costumizar peças de outras marcas, estampava com o seu logo e revendia com preços mais elevados. Uma visão vanguardista sobre prática de upcycling que hoje em dia está cada vez mais em voga em prol da sustentabilidade. Esse projecto durou apenas um ano.
Para quem não conhece o Been Trill, era um coletivo que ele como intuito inicial apoiar jovens DJs mas acabou por se ampliar a outros artistas e Virgil foi um dos fundadores desse projecto. O merchadizing do grupo teve tanto sucesso que acabou por se tornar numa marca de roupa usada por muitas celebridades, entre elas, Rihanna, Drake e, claro, Kanye West.
O seu grande pulo no mundo da moda acontece, em 2013, com o lançamento da sua marca Off-White, em Milão. Um conceito pioneiro de Street Wear de luxo que para vai além da produção roupas, fez um upgrade de todos os elementos das ruas desde o skate, graffiti e hip hop (todos presentes na sua marca). Teve sempre desde o inicio o suporte das maiores celebridades mundiais (Justin Bieber, Kim Kardashian, Beyoncé,..)
No ano seguinte, 2014, desfilou na Paris Fashion Week, e em 2015 a sua marca foi finalista do prémio LVHM.
Virgil Abloh além de trazer as ruas para as passerelles no verdadeiro sentido da palavra, colocava nas suas criações também a talento de arquitecto o que permitiu fazer inúmeras parcerias com marcas de diferentes mercados. Como por exemplo Nike, Ikea, Sunglass Hut, Mcdonald´s, Converse, Takashi Murekami, Enviam e Jimmy Choo.
O seu destaque durante o seu estágio na Fendi não ficou em vão e 2018 foi nomeado diretor criativo da marca de luxo Louis Vuitton, a empresa de luxo nº1 do mundo, o primeiro designer negro a ocupar esse cargo tanto na maison como no grupo LVHM.
Aqui continuou fazer a ponte entre as ruas e o universo de luxo como deu uma nova cara à alta costura, tornou possível que todos pudessem ter acesso aos produtos de gama alta sem perder o seu estilo da street.
No seu desfile em Xangai de 2020 encheu as passarelas de muita criatividade, renovou ideias e materiais de coleções antigas da LV, encheu de cores, extravagâncias e simbologias que fez do show um marco nunca antes visto.
Trouxe para o palco todas as suas experiências de vida, sem esquecer que ali tinha o poder de consciencializar e sensibilizar para os problemas a volta do mundo, desde a fome, racismo, igualdade de género, sustentabilidade e a expansão da cultura africana.
Era casado e tinha 2 filhos, Virgil Abloh morreu aos 41 anos no dia 28 de Novembro de 2021 vitima de um tipo raro de cancro. Rest in peace. (X)