O papel da Natureza no Nosso Bem-Estar: E@gora o que devemos fazer?

0
291

Adelaide Miranda
(Escritora, Engenheira, Empreendedora)
Estou neste momento sentada na varanda. O chilrear dos pássaros acompanha o ritmo do som dos meus dedos a baterem no teclado. Cantam comigo em harmonia… O verde das árvores que me rodeiam ajudam a transmitir, ainda mais, uma sensação de paz… O ar que respiro revigora-me a cada segundo. Observo a harmonia da natureza, como tudo se complementa, como tudo segue uma lei inquebrável, intransmutável… No mundo nada é fixo, nem permanente, excetuando as leis da Natureza que se mantêm desde o início dos tempos.

É importante, essencial e obrigatório percebermos o papel da Natureza no nosso bem-estar e aprendermos a preservá-la, a honrá-la, a respeitá-la… A Natureza é a nossa casa, dela viemos, dela dependemos para viver e a ela voltamos quando morremos. Ao não termos os cuidados que precisamos com a Natureza, estamos simplesmente a descuidar de nós mesmos, e nas últimas semanas temos falado na importância de nos cuidarmos e respeitarmos.

Nos meus passeios matinais é frequente encontrar lixo espalhado pelo chão… Seja nas ruas, seja na praia, e até mesmo no topo da serra. Pergunto-me o que leva as pessoas a desrespeitar a Natureza que tão bem cuida de nós. O que custa andar com um saco de lixo e ir usando durante o dia para deitar fora nos locais corretos quando houver oportunidade? É tão simples e tão fácil.

A pergunta pode ser: Porque é que temos de cuidar da Natureza? A resposta é imediata: Se não cuidarmos da Natureza iremos entrar em extinção. Se não cuidarmos da Natureza não teremos recursos para sobreviver. Estes são os riscos a longo prazo. E talvez venha daí o nosso desinteresse, afinal, daqui há uns anos não estaremos aqui, não iremos presenciar a extinção da raça humana… Embora já estejamos a sofrer as consequências do buraco da camada de ozono, da desflorestação, do derretimento dos glaciares, etc., etc., etc… Não vemos estas consequências a afetarem-nos de forma direta, e então continuamos a descuidar…

Para não falarmos apenas de consequências negativas e a longo prazo, vou focar-me nos benefícios a curto prazo. Porque é que devemos cuidar da Natureza? Porque ela dá-nos energia, dá-nos comida, dá-nos os recursos que precisamos para viver na sociedade moderna que criamos… Quando nos conectamos com a Natureza conseguimos aceder ao nosso eu interior, conseguimos entrar em contato direto com a nossa essência, conseguimos recarregar as energias necessárias para vivermos a vida num estado pleno.

O meu conselho é que experimentem ligar-se à Natureza. Acordem cedo para observar o nascer do sol, caminhem pela praia, visitem a serra… Quando puderem caminhem descalços, abracem árvores, deitem-se na relva e deixem-se banhar pela luz do sol… Libertem-se das amarras aos problemas e situações mundanas e permitam-se nesse momento estar completamente presentes no momento. Sintam a paz de espírito que esse momento vos proporciona, assim como uma certeza indubitável de que seja o que for que se passa na vossa vida passa, isso mesmo, passa, vai passar, e vocês irão superar. A Natureza dá-nos a força que precisamos para viver.

Após essa experiência tenho a certeza de que serão incapazes de deitar lixo para o chão. Serão incapazes de atear fogos em locais proibidos. Serão incapazes de usar os recursos que temos de forma desregrada, ou seja, terão mais respeito pela água que usam, pela eletricidade… Quando nos conectamos com a Natureza e percebemos que é realmente a nossa fonte de vida, tornamo-nos incapazes de descuidar dela. Assim, o meu pedido é apenas este: conectem-se com a Natureza. Conectem-se com a Natureza e deixem que o resto tome o seu curso normal, não pensem muito.

Termino esta reflexão com o habitual recordar das medidas de prevenção. Os tempos que vivemos são diferentes daqueles a que estamos habituados. Temos de nos adaptar às novas regras. Tenham sempre as vossas máscaras convosco e lavem as mãos sempre que puderem, assim como mantenham a distância de segurança.

A intenção é que cuidem de vocês, e assim cuidarão também dos outros. Da Natureza… Devemos cuidar todos. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here