O poder da Moda na Política

0
226

Claudina Correia
(Consultora de Imagem)
Longe está, se é que alguma vez assim foi, a época em que vestir servia apenas para cobrir os nossos corpos. O vestir é uma forma de expressão de acordo com o impacto que queremos causar, mas é importante salientar que a interpretação da nossa imagem diferencia de acordo com as referências de cada pessoa que nos observa.

Enquanto primitivos os trajes dividiam os bons e maus caçadores, iniciando assim a existência de classes dominantes. Na época dos reis a divisão das classes foi ainda mais evidente separando os materiais em que cada uma das classes podia usar na confecção de suas roupas. O vestir passou a ser uma forma de posicionamento social, ainda hoje conseguimos ver pela forma como uma pessoa está vestida se tem ou não algum poder económico, obviamente que existem sempre excepções e a leitura é sempre feita de acordo com as experiências e referências de cada pessoa, como já foi referido, mas com uma boa leitura conseguimos ver através da forma como se apresenta se é ou não uma pessoa com um bom posicionamento social.

Conhecem os termos Betos e Hippies? São designações que se referem a determinados grupos de pessoas que têm uma forma de vestir muito semelhante. O termo Betos, hoje em dia não é muito usado, mas quem é do tempo e conhece o grupo consegue facilmente identificar quem são só pela maneira de vestir. Os hippies além da roupa, têm valores e ideias muito fortes que acreditam e defendem.
A partir do momento que existe divisão de grupos e classes é um ato político.

O poder da Moda está no facto de as pessoas usarem para se expressar não apenas individualmente, mas como grupo. As peças de roupa minimalistas para as pessoas que querem se destacar por não seguir a moda. É através da roupa que, muitas vezes, conseguimos identificar as preferências sexuais. A luta para a existência de roupas que sirvam todos os corpos. As tshirts com mensagens especiais que manifestam causas e movimentos.

Quantos desfiles de moda que foram palcos de manifestações contra ações políticas. As atrizes de Hollywood que se vestiram todas de preto para protestarem contra o assédio e as mulheres ativistas que se vestiram de rosa para manifestarem contra a violência doméstica?

Actualmente devido à pandemia, através da moda, as pessoas têm sensibilizado para a vacinação e mostram o seu descontentamento em relação a forma negligente como alguns políticos têm respondidos às necessidades do povo, conforme o que acontece, por exemplo, no Brasil contra o presidente agora em exercício.

Moda é política, é cultura e um dos maiores contributos para a economia mundial. Acompanha-nos desde que a humanidade sentiu a necessidade de cobrir e proteger seus corpos.
É através dela que nos inserimos nos nossos respectivos grupos e manifestamos nossos valores e crenças. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here