O que faz uma pessoa ter estilo?

0
239

Claudina Correia
(Consultora de Imagem)
A definição de estilo que se foi construindo ao longo do tempo faz com que muitas pessoas pensem que não têm estilo. Na procura para consultoria de imagem as pessoas querem ter mais estilo, com definições equivocadas do que realmente isso significa.
Ter estilo não é vestir o que está na moda nem usar roupas de uma forma específica e muito menos usar itens caros.

Toda a gente tem estilo. O estilo é a forma como escolhemos usar ou fazer seja o que for. Por exemplo, o estilo de vida significa a forma como as pessoas escolhem viver as suas vidas.
Todos temos uma forma particular vestir e de fazer as coisas. Podemos dizer que não gostamos do estilo atual e pretendemos mudar e/ou melhorar, mas nunca dizer que não temos estilo.

O que gera confusão na cabeça das pessoas é não terem consciência ou conhecimento do seu estilo, logo sentem-se inseguras nas suas escolhas e, falando especificamente da roupa, não têm confiança no que usam e também nas peças de pretendem adquirir.

A falta de conhecimento do seu estilo também é provocada pelas tendências, as pessoas acham que vestir “fora da moda” as fazem ficar desenquadradas do grupo das pessoas que “têm estilo”. Da mesma forma que leva as pessoas a consumir peças, muitas vezes, inadequadas tanto para o seu estilo como para o seu formato de corpo.

Essa falta de conhecimento faz com que não saibamos o que realmente funciona para nós. É muito comum as pessoas, que estão inseguras com a seu estilo, comprarem conjuntos que estão prontos nos manequins das lojas. Para elas é mais fácil porque, à partida, é um conjunto que funciona e isso dá-lhes segurança de que estão bem vestidas e “cheias de estilo”.

Quando vemos alguém “bem vestido” que aos nossos olhos nos parece ser estiloso também acaba por nos influenciar em comprar peças semelhantes aos que usa, como se fosse garantido de que nos fica igualmente bem. Às vezes pode até pode resultar, mas na maior parte dos casos não. Nem sempre é o que a pessoa veste que lhe confere o estilo, mas sim a forma como o faz e a confiança com que o faz, é aí que reside o estilo.

Como referi no início, todos temos estilo; pode ser que não nos agrade, especialmente por não termos conhecimento de qual seja.
Exibir uma imagem com estilo requer autoconhecimento dos seus gostos, do seu corpo e das suas necessidades. Vestir de uma forma que cumpra esses requisitos traz-nos conforto e uma pessoa confortável é e está confiante. É a confiança na nossa pessoa e na nossa imagem que nos confere estilo, sabemos o quê e como vestir.
Invista no seu autoconhecimento e será, certamente, uma pessoa cheia de estilo. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here