Os Cinco compromissos para a Liberdade Pessoal

0
292

Adelaide Miranda
(Life Coach de Alta Performance)
Esta semana, escolhi o livro “Os quatro compromissos” de Don Miguel Ruiz, como o meu guia para o meu artigo. Na minha prática de leitura leio maioritariamente livros de desenvolvimento pessoal por forma a crescer e a poder ajudar-te na tua viagem de autodescoberta e crescimento.

Segundo Don Miguel Ruiz, se cumprirmos com os quatro compromissos iremos encontrar a liberdade, a felicidade e amor.

Compromisso 1 – Sê Impecável com a Tua Palavra
Porque é que é importante sermos impecáveis com a nossa palavra? Porque a nossa palavra tem o poder de criar o nosso mundo! Como o podes fazer?
1.Diz apenas o que pensas
2.Não uses a tua palavra contra ti ou contra os outros
3.Usa a tua palavra com foco no amor e na verdade.
Lembra-te sempre que aquilo que sonhas, sentes e quem verdadeiramente és manifesta-se pelas tuas palavras. As palavras têm poder, usa a teu favor.

Compromisso 2 – Não Levar as Coisas a Peito
Lamento informar-te, mas o mundo não gira à tua volta. Ou seja, o que quero dizer é que nem tudo é sobre ti. Muito pelo contrário, a maior parte das vezes é sobre os outros. O ser humano é por natureza egocêntrico e como tal a maioria das suas ações são tomadas a pensar em si mesmo.
Por isso, não vale a pena levares as coisas a peito.
Don Miguel Ruiz afirma que nada que os outros fazem é por nossa causa. O que eles fazem e dizem é quase sempre uma projeção da sua realidade.
Portanto o melhor que podes fazer é ser imune às opiniões e ações dos outros. Desta forma vais evitar sofrimento desnecessário.
A verdade é que a maioria de nós se deixa levar pelo que os outros pensam, e muitas vezes deixam de viver a sua própria vida e os seus próprios sonhos.

Compromisso 3 – Não Tirar Conclusões Precipitadas
E o terceiro compromisso, segundo Don Miguel Ruiz, é simples: deixa de assumir coisas.
Ganha a coragem que precisas para fazer perguntas e explicares exatamente o que queres.
Lembra-te de:
1.Libertar-te de dramas
2.Evitar mal-entendidos
3.Libertar-te de tristeza desnecessárias.
O segredo está na comunicação efetiva, usa as tuas palavras de forma clara e objetiva. Esta tendência para sofrer por antecipação e sofrer com cenários inexistentes é a maior prisão.
Se queres ser livre comunica efetivamente e deixa de assumir coisas. Assume um compromisso contigo neste preciso momento e deixa de tirar conclusões precipitadas, a partir de agora.

Compromisso 4 – Fazer o Teu Melhor
O último compromisso, tal como os outros, depende meramente de ti.
Por vezes, estamos presos em situações que temos a tendência de tornar mais desagradáveis simplesmente porque deixamos de tentar…
Estamos no trabalho e não fazemos o nosso melhor porque achamos que não vale a pena… Estamos num relacionamento problemático e não damos o nosso melhor porque achamos que não vale a pena…
O segredo da vida é estar presente no momento e fazer sempre o melhor que podemos fazer…
Portanto, mesmo que a situação não te agrade, tenta dar o teu melhor, vais ver que será mais fácil.

Vou dar uma de atrevida e acrescentar um compromisso, aos quatro compromissos de Don Miguel Ruiz: ama-te muito, sempre.
Como podemos falar sobre liberdade e viver uma vida plena sem falar em cultivar o amor próprio?

Compromisso 5 – Amares-te Muito
A solução para o mundo é o amor próprio. Lembra-te que pessoas magoadas magoam. Então, cuida de tratar da tua mágoa e aceitares-te como és para que possas fazer a tua parte na mudança do mundo.
O amor próprio funciona em cadeia: quanto mais eu me amo, mais os outros à minha volta se amam, mais os outros à volta dos que estão à minha volta se amam…
Este IEO é aquele que mais repito e que mais faz sentido para mim, visto ser o primeiro, a base de tudo…

Três formas poderosas de aumentares o teu amor próprio:

1.Preocupa-te contigo quanto te preocupas com os outros: cuida de ti
2.Estabelece os teus limites e os teus valores e cumpre-os
3.Nunca fujas da tua autenticidade!
Eu fui a rainha da falta de amor próprio e, hoje, como Life Coach de Alta Performance, posso guiar-te na viagem de autoconhecimento e melhoria da autoestima. Por exemplo, criei a MasterClass 2021 Sem Solavancos para ajudar-te a encontrares o teu propósito de vida. Dá um salto ao meu Instagram @adelaide_miranda e inscreve-te na próxima turma.
Vou deixar-te mais um compromisso: máscaras, álcool gel e distâncias de segurança. A liberdade pessoal e o amor próprio começam por respeitares a tua vida. Cuida de ti e dos outros. (X)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here