Pequenos exercícios mentais de um Networker sobre como viver durante a quarentena

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FOTO: jahmaica/iStock

Gaspar Almeida (Médico reformado, Empresário, Networker)
O fenómeno Covid provocou na maioria das pessoas um grande abalo sísmico. As pessoas perderam a fé e a esperança que tinham para o Novo ano de 2020. Instalou-se o desânimo. Como podemos recuperar?

Descobri um vídeo interessantíssimo, que recomendo vivamente: “Dicas para superar a Quarentena”, da autoria de Bob Proctor e Tony Robins. Seguir essas indicações tem sido para mim muito edificante.

Tal como Paulo escreveu aos Romanos: “Não vivam de acordo com o mundo, mas transformem-se, adquirindo uma nova mentaliidade” (Rom12:2). Nós somos o que pensamos.

Atuamente somos bombardeados pelas notícias sobre a Covid-19 ao longo de 24 horas. Felizmente, aprendi há muito tempo a iniciar o dia com uma meditação. Tempo para Silêncio Intencional. Aliás, o Mestre da Galileia ensinou que “…Não só de pão vive o homem mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mat 4:4). Felizmente, apesar de todos os desafios, o ser humano toma pequeno almoço, almoço, lancha e janta. Mas que tipo de alimentos a sua mente consome? Ou seja, quantas vezes alimenta a mente?

Para cuidarmos da nossa mente tomei a liberdade de sugerir um livro que me impactou bastante.

É a obra intitulada “Manhãs Milagrosas” da autoria de Hal Elrod, o especialista em desenvolvimento pessoal, mundialmente conhecido conferencista e coach norte-americano.

Se alimentamos o estômago pelo menos quatro vezes, para bem começarmos o dia então devemos “encher o balde” para podermos conquistar a amizade, ter atenção e uma boa disposição matinal. Nesse livro, o autor destaca a importância de praticar 6 Hábitos logo pela manhã: 1- Meditação; 2- Afirmações; 3-Visualização; 4 – Exercício; 5 – Ler;  6 – Escrever.

Para não me tornar muito longo vou fazer algumas considerações sobre o 1º hábito: Se quisermos reduzir o stress e a ansiedade e começarmos o dia com com calma, lucidez e paz de espírito devemos praticar a meditação por 5 ou 10 minutos.

Devemos reservar tempo para nos centramos e criar um estado de espírito optimizado que nos ajude a levar o dia da melhor maneira. Nesse tempo da Covid-19, podemos fazer também uma profunda: 1- Meditação;  2 – Oração; 3 – Reflexão; 4 – Respiração; 5 – Gratidão. Estas atividades servem para relaxar o corpo e a mente, e acalmar o espírito.Termino dizendo que para termos uma vida abundante devemos praticar ”Manhãs Milagrosas” e iniciar o dia a dar Graças ao Criador/Universo e dizer bem alto: “hoje vai ser um grande dia”.(X)

Contacto: gdalmeidagaspar@gmail.com
+351 926 091 062

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